segunda-feira, 10 de junho de 2013

Resenha | A Marca de Atena

A Marca de Atena - Os Heróis do Olimpo #3
Autor: Rick Riordan.
Tradução: Raquel Zampil.
ISBN: 9788580573107.
Páginas: 480.
Editora: Intrínseca.
Capítulo do Livro
Skoob

Sinopse:

Annabeth está apavorada. Justo quando ela está prestes a reencontrar Percy - após seis meses afastados por culpa de Hera -, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para o combate. A bordo do Argo II com os amigos Jason, Piper e Leo, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma de guerra grega: afinal, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece mesmo nada amigável. Annabeth só pode torcer para que os romanos vejam seu pretor Jason na embarcação e compreendam que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz. Os problemas de Annabeth não param por aí - ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela?

Hoje eu vou comentar sobre o terceiro livro da série Os Heróis do Olimpo. Se quiserem conferir minhas resenhas anteriores, deem uma olhada lá e depois voltem aqui: O Herói Perdido e O Filho de Netuno.

Assim como nos livros anteriores, A Marca de Atena tem os capítulos intercalados sob o ponto de vista de alguns dos personagens principais. Então, vamos acompanhar os pensamentos de Annabeth, Percy, Piper e Leo dessa vez.

O livro começa com a chegada do Argo II ao Acampamento Júpiter e Annabeth cheia de preocupações a respeito de uma misteriosa conversa que ela teve com a mãe, Atena. Entrementes, ela também está bastante ansiosa para rever o namorado, Percy Jackson, após vários meses afastada dele. Durante uma conversa entre os semideuses romanos e gregos sobre a missão que deveriam empreender a bordo do navio, a harpia Ella acaba fazendo uma profecia que tem reflexo na conversa que Annabeth teve com Atena. Annabeth deve seguir a Marca de Atena, uma missão solitária, perigosa e cheia de insucessos anteriores feitos por outros filhos de Atena.

Annabeth não tem somente a missão de vingar a mãe, mas de descobrir o que fez com que fosse criada uma certa animosidade entre os dois acampamentos de semideuses.

(...) Desde que conhecera Annabeth no Grand Canyon, no último inverno, quando ela se aproximou dele com aquele olhar de Me diga onde Percy Jackson está ou eu mato você, Leo achava as louras muito inteligentes e perigosas.
Leo, página 47.

Leo continua meu novo semideus preferido. Ele é aquela pessoa que usa o humor para viver melhor todo o azar que ele tem. E olha que ele tem muito nessa viagem, porque, tirando ele, todos os outros semideuses formam casal: Piper e Jason, Annabeth e Percy, Hazel e Frank. Rick focou um pouco nessas relações. Acho que o casal Annabeth e Percy funciona bastante, porque o cara tem mesmo que ser um herói para namorar uma garota com gênio forte e capaz de aplicar golpes de karatê quando o namorado a deixa preocupado.

O treinador Hedge vem dar humor aos garotos em meio a tantas dúvidas e problemas que aparecem no caminho deles. A verdade é que ele é o único adulto responsável que os acompanha, mesmo sendo apenas um sátiro um tanto maluco. Alguns novos deuses são apresentados e figuras já conhecidas são revisitadas.

O que poderia ter sido roubado dos gregos que seria assim tão importante?, Piper se perguntou. Não podia imaginar nada que fizesse Annabeth de repente tornar-se vingativa.
Piper, página 127.

A narrativa do autor continua instigante. A gente termina um capítulo querendo partir para o próximo logo. Isso é ótimo, porque são poucos os autores que conseguem fisgar o leitor desse jeito. Gosto do fato de ter muita ação, mas dos personagens terem tempo de respirar e desenvolver teorias e planos sobre o futuro.

O livro termina de forma completamente surpreendente. Se vocês ainda não leram A Marca de Atena, aconselho a não olhar a capa de A Casa de Hades, pois há spoilers brabos ali. A melhor notícia é que a Intrínseca vai morrer o Olimpo e o Submundo para lançar o quarto livro o mais perto possível de seu lançamento em inglês. Porque, com aquele final, seria de matar esperar mais para ler a continuação.

O livro deixa deixa aquela sensação maravilhosa de que a história continua acontecendo na nossa cabeça mesmo quando temos que fechá-lo por alguns momentos para dormir. Adoro quando um livro faz isso.

Se você é fã da série e ainda não leu, corra ler. E se você terminou Percy Jackson e os Olimpianos e ainda não começou essa série, está perdendo tempo!

- Ah, por favor! Ser um herói não significa que você seja invencível. Significa apenas que você seja corajoso o bastante para fazer o que e necessário.
Piper, página 387.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us