quinta-feira, 20 de junho de 2013

25 Fatos sobre mim | #16 Fui pra rua

Essa tag foi criada por algum vlogger americano cuja identidade é totalmente desconhecida por mim. O Marcos Tavares do Capa & Título foi quem me indicou, mas tomei a liberdade de modificá-la para uma postagem por dia a partir do dia 05 até o fim do mês de junho, meu mês de aniversário. Consiste em apresentar 25 fatos e/ou curiosidades sobre o blogueiro que quase ninguém saiba.
16 - Fui pra rua

Sim, no dia 20 de junho de 2013 eu saí da frente do computador e me juntei aos mais de 100 mil capixabas na manifestação em busca de um país melhor. Foi bonito de ver a mobilização em todas as cidades metropolitanas. Sabe aquele movimento todo que a gente vê quando é Copa do Mundo, em que as empresas liberam os funcionários mais cedo para assistir aos jogos? Então, foi por aí. Até empresas que não estavam no circuito da manifestação liberaram os colaboradores.


No terminal, ônibus saindo especialmente para levar os manifestantes para o ponto de partida. Aqui na Grande Vitória, um grupo saiu da Universidade Federal e outro veio de Vila Velha, passando pela Terceira Ponte. Havia tanta gente, mas tanta gente, que eu andava e não via o começo e nem o fim daquele mar de gente. Pessoas de todas as idades estavam lá, gritando #vemprarua, cantando a plenos pulmões o Hino Nacional e pedindo sempre para não ocorrer vandalismo. É arrepiante lembrar de tudo e não sentir toda a energia de novo.


Lógico que não foi tudo flores. Completamente desnecessário o vandalismo do Tribunal de Justiça e da Assembleia Legislativa. É sempre aquela minoria que está ali, aproveitando-se do movimento para ser bandido. Porque é isso o que eles são. Pessoas mascaradas e com camisas cobrindo o rosto. Picharam, quebraram vidros. De longe, gente atiçando outros a vandalizar, mas não iam lá e botavam a cara pra bater. Pessoas jogando bombas/rojão/foguete muito em cima de quem só queria levantar a voz e ser ouvido.

Muita gente estava lá sem nenhum propósito, como se fosse uma festa. Vi gente rindo quando pequenas correrias aconteciam. Eu quero torcer muito para que os protestos sejam mais definidos, menos vandalismos aconteçam. Os olhos do mundo estão voltados para o #Gigante que já estava acordado, mas não desperto. Espero que muita coisa mude no país. E estou muito feliz de poder acompanhar e fazer parte desse momento histórico.

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us