domingo, 11 de setembro de 2011

Resenha | Tormenta

As sombras avisam: pode conter spoilers
Tormenta
Autora: Lauren Kate.
Tradução: Alda Lima.
Páginas: 299.
ISBN: 97885501089632.
Editora: Galera Record.
Leia um trecho: aqui.
Leia a resenha do primeiro livro: Fallen.

Sinopse:

Luce está mais uma vez separada de Daniel, mas somente pelo tempo necessário para caçar os Párias — anjos caídos, como ele, mas que desejam Luce morta mais do que tudo.
Daniel leva sua amada mortal até a Shoreline, uma escola na rochosa costa californiana que esconde alunos com talentos únicos: os nefilim, filhos ou descendentes de relacionamentos entre anjos e mortais.
Na Shoreline, Luce aprende mais sobre as sombras, e como pode utilizá-las como janelas para suas vidas passadas. Porém, quanto mais Luce descobre todas aquelas Luces anteriores a ela, mais ela suspeita que Daniel está escondendo um segredo — um segredo mortal.
E se a versão de Daniel para o passado dos dois não é exatamente verdadeira? E se Luce devesse estar com outra pessoa — em uma vida não amaldiçoada por esse amor proibido? Será que ser amada por um anjo vale todo o sofrimento em séculos de existência?

Lauren Kate conseguiu colocar em Tormenta um pouco mais de ação do que no primeiro livro. É indiscutível que Tormenta seja melhor do que Fallen. O livro começa com um pouco de ação, algo que senti bastante falta no precursor.

Daniel e Cam se uniram para eliminar os Párias, que são anjos caídos que não tomaram lado algum na batalha entre o céu e o inferno. E, por causa disso, o anjo e o demônio estabelecem uma trégua para eliminá-los antes que os Párias descubram onde Luce está e a mate. Luce, por sua vez, está viajando para um novo "refúgio". A Shoreline é uma escola onde descendentes ou pessoas com relação aos anjos estudam. Se na Shoreline Luce era pouco conhecida, ela se surpreende que as pessoas conheçam tanto da sua história com Daniel. Mais do que ela mesma.

Não vou dizer que foi um ponto negativo que a escola de Tormenta tenha me lembrado bastante a escola de Fallen. Lá, Luce conhece outros amigos, garotos se sentem atraídos por ela como em Sword & Cross. Mas, tirando uma coisa ou outra, quem é que não faz ou tenta criar amizades quando vai para uma escola nova? É na Shoreline que uma das minhas dúvidas em Fallen foi sanada. Afinal, o que eram as sombras de que Luce tanto falava? Então, numa aula, elas ganham nome e uma explicação que me lembrou e muito a Penseira em Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Uma coisa que eu gostei em Luce nesse livro é que ela questionou mais o amor dela por Daniel durante todos os anos, todas as gerações de Luce que vieram antes dela. Não sei quanto a ela se mostrar um pouco rebelde, não acho que questionar as coisas seja sinônimo de rebeldia. Ela apenas quer respostas. Uma outra coisa interessante nesse livro é: se a Luce morria ao beijar Daniel quando tinha por volta de 18 anos, o que aconteceu com as famílias que a criaram? Quer saber a resposta para isso? Leia!

O final do livro me deixou muito curioso e, embora tenha deixado várias outras questões sem resposta, eu gostei do modo como  a Lauren contou essa história. Prova disso foi que li bem mais rápido do que Fallen. Ainda bem que eu já tenho Paixão aqui...
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us