segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Resenha | O céu está em todo lugar

O céu está em todo lugar
Autora: Jandy Nelson.
Tradução: Marsely De Marco Martins Dantas.
Páginas: 424.
ISBN: 9788563219374.
Editora: Novo Conceito.
Skoob: aqui.

Sinopse:

Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda...

Quando a gente perde alguém da nossa família sentimos que o mundo não tem cor, não é justo e que nunca conversamos o suficiente com aquela pessoa. Sentimos a perda de forma tão forte, tão intensa, que não percebemos que a gente não é o único a sofrê-la.

Quando Bailey morre de forma repentina, aos 19 anos, Lennie vê seu mundo mudar completamente. Bailey era a garota que vivia as coisas, namorava, cuidava da irmã e amava a família. Lennie não se importava em viver sob a sombra da popularidade, do entusiasmo, da irmã. Então, de repente ela tem que tomar as rédeas e guiar a própria vida, apesar da dor da perda.

Dois garotos surgem na vida de Lennie para embaralhar sua cabeça. Toby, o ex namorado da irmã, parece achar que somente Lennie é capaz de compreender a dor que ele sentia e, por isso, talvez os sentimentos deles se confundam. Joe é um garoto que tem os mesmos gostos de Lennie para música e há uma atração quase imediata entre os dois. Por que Lennie se sente atraída por Toby e Joe ao mesmo tempo? Por que as coisas parecem mais complicadas quando a gente resolve subir no "palco da vida"? Essas são perguntas que Lennie tenta responder no decorrer do livro.
 
Eu achei esse livro muito perfeito desde o próprio livro em si à história. A capa imita um hardcover em couro, embora não seja hardcover. Há várias ilustrações em praticamente cada capítulo, com poemas e frases e atrás de cada página o lugar em que o papel, copo e etc fora encontrado. Gostei disso. A letra é em azul, também, um toque a mais que fez toda a diferença.

Jandy Nelson colocou poucos personagens em seu livro e talvez isso tenha feito com que a história fluísse melhor do que o esperado. Nenhum personagem é menos importante na história e mesmo aqueles que não aparecem, são citados ou apenas lembrados, figuram como se interagissem com Lennie, a Vovó e Big.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us