terça-feira, 12 de junho de 2012

Resenha | O amor nos tempos do blog

O amor nos tempos do blog
Autor: Vinícius Campos.
Páginas: 96.
ISBN: 9788535920895.
Editora: Cia das Letras.

Sinopse:

O que você faria se estivesse perdidamente apaixonado e sem coragem de se declarar à pessoa amada? Ariza, um garoto de treze anos, decidiu escrever um blog. Tudo começou quando ele foi à biblioteca devolver um livro e deu de cara com uma linda garota. Ela sorriu para ele, e isso bastou para que Ariza se encantasse. Assim, de encontros e desencontros, e de blog em blog, esta trama vai sendo construída - como se constroem muitas das histórias de amor hoje em dia.

Olá, leitores! Como vocês sabem, hoje é o "dia dos namorados". Para esse dia não passar em branco, a resenha de hoje será sobre uma história de amor muito simples e bonita. 

Há tempos eu não leio uma história jovem e de amor que me emociona logo nas primeiras páginas. Na verdade, acho que liguei algum botão em mim que está me fazendo gostar mais de histórias de amor ultimamente. Não que eu não considere o amor um sentimento bonito, mas quando a gente tem algumas decepções (em qualquer vertente que essa palavra possa se encaixar), meio que desacreditamos um pouco.

Silêncio é costume, necessidade, maneira de viver. Eu não escolhi o silêncio, mas o aceitei e gosto dele. O silêncio está longe de ser algo horrível, pelo menos para mim. O silêncio só me incomoda quando aparece para substituir alguma coisa que deveria estar lá.”
Ariza em Silêncio, pág. 17

Quantas vezes na vida a gente se apaixona e quantas vezes temos a coragem de chegar para a pessoa e dizer o que sentimos? Quando somos adolescentes, amar pode ser algo bem confuso se estamos apenas tentando entender nosso lugar no mundo. Às vezes escrevemos cartas que nunca serão entregues ou apenas amamos "a distância", observando a pessoa como se ela fosse inalcançável - eu mesmo já passei por isso lá na pré-histórica sétima série, com meus 13 anos. Mas no mundo de hoje, onde a tecnologia se faz mais presente que nunca, o modo de se comunicar mudou bastante.

“Ler é como uma viagem, e se viajamos duas, três, quatro vezes ao mesmo lugar vamos descobrindo ruazinhas, paisagens virgens e outros lugares que antes não tínhamos visto.”
Cinderela Virtual, pág. 56.

Ariza, pseudônimo de nosso jovem apaixonado, se encanta por uma garota que ele vê na biblioteca. Então, ele começa a escrever sobre seus dias num blog, o Ariza em Silêncio. Acreditando que ninguém o lê, pois ele não divulgou para ninguém o endereço do blog, suas postagens começam a receber comentários de uma pessoa identificada como "Cinderela Virtual" e uma amizade virtual começa a surgir a partir daí. A Cinderela fica preocupada com a ausência de postagens de Ariza e torce muito para que a história que ele conta tenha um final feliz. Mas parece que a felicidade alheia é um incômodo para algumas pessoas, e Ariza, bem... tem uma pedra no caminho da sua felicidade.

A narrativa do livro é composta por postagens em blogs, pelo ponto de vista de Ariza, da Cinderela Virtual, uma garota que acredita muito no amor, e da Deusa Cibernética, uma garota completamente arrogante que se considera uma diva. Os blogs conversam entre si e temos uma visão holística bem interessante sobre a história e os sentimentos, tanto para o bem quanto para o mal, dos personagens envolvidos. É uma leitura rápida e bem simples, afinal são adolescentes contando uma história, mas com momentos de sabedoria que nos cativam imediatamente.

“Acho que o que mais me dói é pensar que talvez os amores verdadeiros e que são para toda a vida, como o amor de Ariza e Fermina em O amor nos tempos do cólera, só existam nos livros. Mas não vou perder minhas esperanças, afinal o que mais quero é poder viver um amor de verdade.”
Ariza em Silêncio, pág. 18.

Esse livro foi uma grande surpresa em todos os sentidos, para mim. Eu não esperava recebê-lo, pois a Diana, a responsável pela parceria com a Companhia das Letras, não costuma enviar livros que não solicitamos. Depois, a diagramação me conquistou e olha que eu não gosto de histórias narradas por meio de diários, e-mails etc. E a história em si... Vinícius conta a história de um amor puro, inocente, que fará você sentir vontade de ser um adolescente novamente e viver uma história tão bonita quanto a de Ariza. Mesmo que seu coração seja duro como pedra.

Alguém ainda quer saber se eu recomendo a leitura desse livro?
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us