quinta-feira, 28 de junho de 2012

Resenha | Branca de Neve e o Caçador

Branca de Neve e o Caçador
Autor: Lily Blake.
Tradução: Ronaldo Luis da Silva.
Páginas: 208.
ISBN: 9788581630182.
Editora: Novo Conceito.

Sinopse:

Há dez anos, a vingativa Rainha Ravenna assassinou o rei na mesma noite em que se casara com ele. No entanto, dominar o reino tornou-se um sofrimento para a Rainha. Para salvar seus poderes, ela deve devorar um coração puro, e Branca de Neve é a única pessoa com esse coração. A fim de capturá-la, Ravenna recorre ao Caçador, o único homem que já se aventurou pela Floresta Sombria e sobreviveu. Branca de Neve será morta pelo Caçador? Ou será treinada por ele e se tornará a melhor guerreira que o reino já conheceu?

Olá, leitores! A resenha de hoje é sobre o livro baseado no roteiro do filme Branca de Neve e o Caçador. Com Kristen Stewart no papel de Bel.. digo, Branca de Neve e Chris Hemsworth no papel do Caçador, o filme estreou dia 1º de junho nos cinemas. Vamos saber o que eu achei do livro?

Eu nunca entendo o que se passa na cabeça de autores - de livros e roteiros - para pegar uma história já bastante conhecida e dar uma roupagem diferente a ela. Branca de Neve e o Caçador apresenta uma nova versão do famoso conto de fadas em que a princesa é acusada de ser mais bela do que sua madrasta e precisa ser morta para que a Rainha Má continue sendo a mais bela do reino.

Quando os autores usam nomes conhecidos em seus livros, acabam gerando uma expectativa grande em torno da história. A história deste livro não me surpreendeu em momento algum. Não achei "nada demais". Às vezes, acho que os autores duvidam de sua capacidade de criar algo original - na medida em que isso é possível. Branca de Neve e o Caçador poderia muito bem não carregar o peso e a responsabilidade de superar ou ser tão interessante quanto o conto de fadas original se os autores tivessem ousado usar um pouco de criatividade para fazer algo próprio.

Os elementos básicos do conto original estão no livro. A Rainha Má é chamada Ravenna e se vinga de um rei casando com ele e o matando, poupando somente sua filha. Branca é presa numa torre durante vários anos até que, ao consultar seu espelho mágico, Ravenna descobre nela uma ameaça à sua beleza. Branca precisa ser eliminada e é a partir daí que a história do livro ganha mais ação. Um Caçador é chamado para encontrá-la na temível Floresta Sombria, Branca espera encontrar refúgio numa aldeia em que se sabe viver um velho amigo de infância.

O livro é bom, apesar de eu não concordar muito com a usurpação do conto original do jeito que foi feito. Em poucas horas é possível lê-lo, ainda mais com a diagramação caprichada que a editora fez para a edição. Cada capítulo começa com um escudo sobre uma espécie de tapeçaria cheia de imagens sombrias, como esqueletos, maçãs, corvos e garras. O final acontece muito rápido, senti que o príncipe não teve muita importância assim como os anões que mal aparecem. De uma coisa eu tenho certeza: se o filme for realmente como o livro mostra, não vale muito a pena assisti-lo. Ainda mais com a Kristen no papel da Branca. Sim, acho essa atriz bastante antipática.


Tá com algumas horas livres e procura um livro rápido e despretensioso para ler? Então Branca de Neve e o Caçador é recomendado para você.

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us