quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Resenha | A verdade sobre nós

A verdade sobre nós
Autora: Amanda Grace.
Tradução: Regiane Winarski.
Editora: Intrínseca.
Páginas: 208.
ISBN: 9788580575378.
Classificação: 4/5.
Capítulo do Livro
Skoob

Sinopse:

Madelyn Hawkins está cansada de ser aluna e filha exemplar e de seguir à risca os planos que os pais fizeram pra ela. Pressionada por eles a participar de um programa para jovens talentos, Maddie pulou dois anos do ensino médio e está cursando matérias na faculdade. E então ela se apaixona por Bennet Cartwright. A seu lado, ela se sente livre e independente. Uma história que poderia ter uma final feliz, não fosse por um detalhe: Maddie tem apenas 16 anos, e Bennet, além de ter 25, é seu professor. O sentimento é recíproco, e, para dar uma chance àquele novo relacionamento, ela decide não revelar para Bennet sua idade. Não demora muito para que as coisas comecem a dar errado, e os efeitos da farsa de Maddie ganham contornos destrutivos quando a verdade vem à tona.

Eu não tenho costume de ler livros com narrativa epistolar - feita através de carta. Não porque eu não curta, mas livros assim não são comuns ou poucos são os autores que conseguem envolver e nos deixar empáticos ao personagem-narrador. São narrativas muito íntimas e a única verdade que temos é a de quem nos conta.

É difícil decidir o que ser quando você só se destaca naquilo que não quer ser.
Página 56.

Portanto, em A verdade sobre nós vamos acompanhar Madelyn, uma garota de 16 anos, que faz parte de um programa educacional chamado Running Start em que alunos com uma inteligência maior podem concluir o ensino médio enquanto cursam os anos iniciais da faculdade. No seu primeiro dia de aula, Maddie logo se sente atraída pelo professor de Biologia, Bennet.

Com o tempo, os dois se aproximam mais e começam uma relação secreta, sem maiores envolvimentos, com a expectativa do fim do trimestre pra poderem se curti sem preocupações. Mas acontece que Bennet se envolve com Maddie sem tomar conhecimento dos dez anos que os separam.

Durante toda a leitura desse livro, eu fiquei imaginando uma forma de usá-lo numa sala de aula do ensino médio como forma de levar a discussão sobre literatura aos jovens. A verdade sobre nós dá aos professores boas ferramentas pra ajudá-los a trabalhar a interpretação de texto com os alunos.

Amanda narra com uma linha muito tênue o envolvimento da aluna e professor, deixando aquela dúvida sobre o que nos é contado. Se a verdade de Madelyn é realmente tudo o que parece ou apenas uma visão extremamente apaixonada de uma garota com toda o deslumbre que a juventude traz.

Eu recomendo uma leitura mais calma, sem pressa para pegar esses pequenos conflitos da narrativa.

(...) Porque aquele foi o momento em que tudo mudou. O ponto sem retorno, o momento em que olhei para você e pulei do precipício, sabendo que jamais voltaria, que jamais desistiria de meus sentimentos.
Página 73.
Comprem o livro
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us