segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Resenha | Eu e você

Eu e você - Garota <3 Garoto
Autora: Ali Cronin.
Tradução: Rita Sussekind.
Editora: Seguinte.
Páginas: 336.
ISBN: 9788565765428.
Classificação: 4/5.
Skoob

Sinopse:

Um ano se passou desde esse início de Garota Ama Garoto, e Sarah está mais madura e experiente. Disposta a superar o passado, ela voltou a namorar seu melhor amigo, Ollie. Porém, por mais que o relacionamento pareça ótimo, Sarah está atordoada, cheia de dilemas e questionamentos. Depois que seu pai perde o emprego, Sarah tem de abrir mão das últimas férias de verão antes do começo da faculdade, para ajudar com as despesas da família. Enquanto lida com as mudanças em casa, a expectativa pelas notas finais e a impossibilidade financeira de ir para a Grécia com os amigos, Sarah torna-se próxima de Jackson, seu colega do trabalho na livraria. Os dois descobrem que têm muito em comum, e essa amizade confunde ainda mais a garota. Afinal, será Ollie realmente o amor da vida dela? E como ficarão as coisas quando os dois forem para a faculdade? Sarah precisa descobrir um jeito de lidar com todas as inseguranças, sem esquecer dos seus amigos do coração.

Eu sempre começo as resenhas dos livros da série Garota <3 Garoto dizendo que cada livro é narrado por um ou dois dos meninos do grupo de sete amigos ingleses - três garotos e quatro garotas. Viram, fiz de novo.

Mas hoje eu também quero elogiar a editora Seguinte pelo lançamento dos seis livros dentro do prazo de dois anos. Poucas são as editoras que se preocupam em lançar continuamente os livros que muitas vezes já estão todos lançados lá fora. Crédito pra Seguinte não somente com essa série, mas com todas as outras do catálogo também.

Desde Nada dura para sempre, primeiro livro da série, passou-se um ano. Agora, estamos acompanhando os momentos finais e decisivos dos garotos no ensino médio. Para Sarah, é o período de dar uma segunda chance ao amor que tem por seu amigo Ollie e um teste de paciência em relação a Cass. Em casa, as coisas não ficam fáceis quando seus pais lhe chamam pra uma conversa e Sarah vê que precisa arrumar um jeito de se encaixar na nova configuração da sua vida. Enquanto passa por tudo isso, Sarah deseja alcançar a Universidade de Manchester pra seguir com seu sonho no mundo das artes.

Sarah me surpreendeu neste livro. Eu não gostei muito dela no primeiro - na verdade, quase ninguém gostou. Mas entendi a escolha de Ali Cronin pra encerrar a série com ela e não outro personagem. A garota está mais madura em relação aos novos problemas que sua família precisa enfrentar, enquanto seus sentimentos em relação a Ollie estão vacilantes.

Apesar do livro fechar o arco dos personagens, eu acredito que ainda faltou um tchan. Porque é uma impressão que eu tenho e algo que eu vi após terminar o ensino médio, os caminhos das pessoas com quem vivemos durante anos não estarão muito ligados ao nosso. E eu senti falta de uma preocupação maior da autora em relação a isso. A parte final trouxe um pouco, mas o foco maior no desenvolvimento foi se os amigos conseguiriam ou não as notas pra entrar nas universidades que desejavam.

Fiquei com a sensação de que algo mais pode vir no universo desses personagens. Não que a autora tenha deixado pontas soltas. É aquela sensação, aquele desejo de quem curtiu todos os livros de não ter mais histórias novas pra acompanhar.

(...) Ser rejeitada em uma loja de roupas era uma coisa, mas receber o mesmo tratamento de uma livraria seria basicamente intolerável. Livros eram meus amigos. Eu era careta na vida real porque podia ter uma vida assustadora e cheia de riscos através dos personagens dos meus livros.
Página 56.
Comprem o livro
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us