segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Resenha | Poseidon

Olá, galera! Meus comentários de hoje são sobre o primeiro livro envolvendo sereias que eu li. 'bora saber o que eu achei!

Poseidon - O Legado de Syrena #1
Autor: Anna Banks.
Tradução: Carolina Caires Coelho.
Editora: Novo Conceito.
Páginas: 288.
ISBN: 9788581633152.
Classificação: 3/5.
Skoob

Sinopse:

Galen é o príncipe de Syrena enviando à terra para encontrar uma garota que pode se comunicar com peixes. Emma está de férias na praia quando ela litaralmente corre de encontro a Galen. Ambos sentem um conexão, mas vai demorar vários encontros incluindo um mortal com um tubarão para Galen se convencer dos dons de Emma. Agora se ele pelo menos pudesse convencer Emma de que ela segura consigo a chave para seu reino... Contado a partir de ambos dos pontos de vistas, Emma e Galen, aqui está uma história de peixe fora d'água, humor que intriga e ondas de romance.

Ao contrário de outras criaturas fantásticas e sobrenaturais que povoam o imaginário, eu nunca me interessei muito por livros que envolvessem sereias. Alguns já foram publicados no Brasil e, tirando suas capas bonitas, eu não me senti atraído pela história. Com a publicação de Poseidon pela Editora Novo Conceito, eu resolvi conhecer um pouco do mundo embaixo do oceano. Mas a história não se passa somente no mar, ela também tem muitos momentos em terra firme e seca.

Se eu fosse um peixinho lá no fundo do mar...

Começamos o livro já descobrindo que Emma é uma garota bastante desastrada. Ela está passando o restante do verão na Flórida, com sua melhor amiga e os pais dessa amiga. Um dia, na praia, Emma esbarra num cara muito boa pinta chamado Galen. Quando os dois se afastam, Galen tem certeza de que Emma é a garota que ele e a irmã procuram.

Galen e Rayna são gêmeos e príncipes dos Syrenas. Os dois estão na Flórida porque receberam uma dica sobre uma Syrena vivendo entre os humanos, o que para a lei deles é extremamente proibido. Mas Rayna não acredita que Emma sejam quem eles procuram, porque, além dos olhos violetas, Emma não apresenta outras características marcantes dos Syrenas.

Quando um trágico acidente acontece no mar, até mesmo Galen começa a ter dúvidas a respeito de Emma. Será que Emma é ou não é a pessoa com o dom de Poseidon, capaz de manter a paz nos oceanos?

Narrativa

Poseidon traz a narrativa dividida em dois pontos de vista bem distintos. Temos a primeira pessoa com Emma em que acompanhamos suas dúvidas e descobertas não somente sobre os Syrenas, mas também sobre seu passado. Na terceira pessoa, os Syrenas nos mostram seu lado da história. O que quer dizer que deveríamos receber informações mais completas e bem passadas sobre o que acontece no fundo do mar.

A narrativa teve alguns outros pequenos problemas que me incomodaram, como a introdução de personagens às cenas já em desenvolvimento. De repente, eles apareciam como se saíssem do chão. Emma parece aceitar muito facilmente todo aquele mundo dos Syrenas, além de eu ter ficado com a impressão de ela ter superado muito rapidamente o acidente ocorrido na praia. Acreditem: ninguém superado algo tão assustador tão cedo.

Concluindo

Como primeira experiência com sereias, eu não achei a história de toda ruim. A autora precisa melhorar muito no desenvolvimento. Situações que ela deveria ter dado maior importância foram tratadas com casualidade e a falta de explorar um antagonista mais presente tirou muito da força da história.

Espero que a continuação tenha uma melhora bastante significativa, porque eu vou querer lê-la.

Compre o livro
.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us