sábado, 8 de fevereiro de 2014

Como conseguir parcerias com editoras #3

Chegamos à última parte da série sobre como conseguir parcerias com editoras. Depois que você se inscreve nas seleções e perde as unhas de tanto roê-las esperando o resultado, vem o que eu considero as partes mais delicadas de todas. Eu espero que essas últimas dicas ajudem a iluminar um pouco o caminho de quem conseguiu e de quem não conseguiu passar em algum processo de seleção.  Clicando em primeira e segunda partes vocês podem ler as outras dicas.

1 - Não faça Carnaval nos resultados de seleção

Eu concordo que é bem chato ver praticamente os mesmos blogs na lista de selecionados. Não nego que já reclamei muito disso e ainda hoje não compreendo certas escolhas. É preciso lembrar que todo mundo começou timidamente e batalhou arduamente por seu lugar. Não desmereça os outros blogs em favor do seu. E não critiquem as editoras. Elas vão dar graças a Deus por não terem te selecionado quando verem o espetáculo que você armou na lista de seleção. Tente entrar em contato com elas para saber o porquê de você não ter passado, mas esteja pronto para ouvir críticas. Inspire-se nos blogs que passaram, busque melhoria contínua. E volte a se inscrever em futuros processos de seleção.

2 - Cumpra os prazos

Cada editora possui uma política de parceria diferente. Adapte seu blog a ela. Se a editora lhe oferece a oportunidade de ler três livros de seu catálogo por mês e você já tem quatro leituras pendentes, não solicite o número total de livros ou não solicite nem um. Informe ao responsável que não conseguiria cumprir o prazo de leitura. Acredite em mim, eles preferem isso a ter um livro agarrado com você.

3 - Seja profissional

Você pode levar seu blog na brincadeira sem deixar o profissionalismo a desejar. Como assim? Por exemplo, quando for escrever suas resenhas argumente sobre o que leu. Se a leitura não funcionou para você, ela pode funcionar para outra pessoa.

Finalizando a série

Eu resolvi escrever essa série para compartilhar um pouco da minha experiência nesses três anos de blogosfera literária. Não existe uma fórmula correta para manter um blog senão o trabalho árduo. As dicas que eu dei são apenas uma luz para quem ainda não sabe muito bem o que fazer, mas tem muita vontade de ter um blog.

Deixei de lado algumas coisas propositalmente, como ter um bom domínio da língua portuguesa. Não preciso explicar muito sobre isso, correto?

Eu tenho muito trabalho pela frente para fazer do meu blog melhor. Espero que você se dedique e consiga fazer o mesmo com o seu. Obrigado por acompanhar a série e espero que lhe tenha sido útil.

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us