terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Como conseguir parcerias com editoras

Várias editoras abrem o processo de seleção para blogs parceiros no começo do ano. Isso porque algumas parcerias são anuais e outras, semestrais. Quem está familiarizado com a blogosfera literária sabe disso e tem uma noção de quando e quais editoras estão em processo de seleção.

São muitos os blogs que se inscrevem. Boa parte trata parceria de forma séria, como se fosse um trabalho, enquanto outra parte visa somente a facilidade de se ter livros a pouco custo. Pergunte-se que tipo de parceiro você quer ser.

Então, como fazer para seu blog se destacar entre milhares de outros? Infelizmente, esta postagem não lhe dará esta resposta. Mas mostrará alguns caminhos que eu uso e acredito serem importantes para tornar um blog mais atraente. Sintam-se à vontade para usar as dicas ou mesmo discordar de todas elas.

1 - Tenha a cara de pau para escrever

Isso mesmo. Tenha a cara de pau para escrever conteúdo próprio e não saia reproduzindo postagens de outros blogs e sites, mesmo que cite a fonte ou seja autorizado pelo criador original. É desanimador entrar em blogs sem conteúdo próprio. Lembre-se, você é blogueiro e não um coelho para sair reproduzindo por aí.

2 - Crie uma rotina de postagem

Estabeleça de quanto em quanto tempo você publicará suas postagens. A cada dois dias? Diariamente? Jamais se acomode com períodos longos sem postar. Isso é extremamente prejudicial, porque os visitantes pararão de procurar seu blog para ler; e para você voltar ao ritmo de antes dará muito mais trabalho. Não vale a pena perder tudo o que se conseguiu. É claro que há casos em que simplesmente o autor não está com cabeça para criar, como em perdas de pessoas próximas. Mas se você tem tempo para ir a um boteco, você também consegue um tempo para escrever em seu blog. E por que não escrever sobre o boteco em seu blog?

3 - Comente em outros blogs e responda comentários

Se você quer receber comentários em suas postagens, faça comentários verdadeiros em blogs do mesmo nicho que o seu. Não seja genérico, porque uma simples pesquisa no Google mostrará o mesmo comentário em outros blogs podendo fazer com que os outros blogueiros não te levem muito a sério. Se você se dedicou a escrever uma postagem bacana e criar uma imagem legal para encabeçá-la, os outros também tiveram um gasto de tempo fazendo as mesmas coisas a troco de receber um comentário sobre o que escreveu e não um "adorei a postagem, comenta no meu blog?".

Responder os comentários que seus leitores fazem no blog demonstra que você está atento a eles. Isso cria um laço importante entre blogueiro e autor e gera mais fidelidade. Muitos leitores gostam de receber um e-mail com a resposta de uma pergunta. O Blogger agora permite que as pessoas recebam os comentários no e-mail quando elas marcam a opção de serem notificadas. Aqui no blog, eu uso o Intense Debate que me manda um e-mail a cada comentário feito e quando respondo a algum envia um e-mail para a caixa de entrada de quem comentou.

Finalizando a parte um

Se você já segue pelo menos essas três dicas, você já pode colocar um sorriso no rosto porque está indo pelo caminho certo. Minhas próximas dicas requerem o mesmo ou talvez um pouco mais de trabalho. Não tem como manter um blog, visando sucesso, sem trabalho.

Espero que você tenha curtido essas primeiras dicas. Veja você nas duas próximas partes!

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us