terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Minha experiência com e-books

Eu confesso para vocês que eu ficava com um pé atrás em relação à leitura de livros digitais. Eu tive muita pouca experiência com esse tipo de leitura, porque eu simplesmente me cansava muito de ficar horas na frente de um computador, concentrado em um livro mais extenso.

Conseguimos passar muito tempo lendo um monte de porcaria na Internet, mas quando temos de ler algo que nos deveria ser agradável arrumamos dores até onde não imaginamos ser possível sentir dor só para não ler.

Eu comecei a ler e-books no ano de 2014 utilizando um tablet com o aplicativo do Kindle instalado. O aplicativo pode ser baixado na Amazon e existe para diversas plataformas: smartphones, computadores e tablets. E se você tiver dinheiro - muito dinheiro -, pode adquirir seu próprio aparelho Kindle entre os diversos modelos vendidos pela Amazon e outras lojas, como Ponto Frio. Os valores variam de 299,00 reais a 699,00 reais. Há quem prefira ler e-books no Kobo, mas o Kindle é o e-reader até então mais popular.

Os primeiros e-books que eu li foram os contos disponibilizados gratuitamente pelas editoras no final do ano de 2013 em decorrência das comemorações natalinas. Esses contos são uma ótima forma de se familiarizar com a leitura de e-books e o aplicativo/gadget escolhido para leitura. Depois, comecei a me arriscar na leitura de livros médios e, depois, mais longos paralelamente à leitura de livros físicos.

Embora a minha leitura de livros físicos tenha sido mais rápida, a de e-books só ficou para trás porque eu os pegava para ler antes de dormir. Mas eu percebi algumas coisas positivas e negativas enquanto li e-books no aplicativo do Kindle:

1 - A vista não cansa, porque podemos escolher a cor do papel, tamanho da fonte e iluminação da tela;
2 - O que cansa, assim como num livro físico, é o peso do aparelho usado - no meu caso, tablet - e, consequentemente, encontrar uma boa posição de leitura;
3 - E-books são caros, mas mesmo que não fossem dá uma sensação estranha pagar por um produto meramente digital;
4 - A leitura flui muito bem, provavelmente porque a gente não tem um volume de páginas em mãos nos lembrando o quanto falta para terminar a leitura.

Existem diversos outros pontos para abordar, como a facilidade de encontrar um trecho ou o uso de dicionário interno parar sanar alguma dúvida durante a leitura. Além do fato de que quando compramos um e-book não precisamos esperar muito tempo para iniciar a leitura. A entrega é praticamente instantânea.

Se eu tivesse um Kindle, eu me jogaria muito mais na leitura de e-books. Mas, por enquanto, eu vou me virando com o aplicativo do tablet - que é do meu sobrinho, só para deixar claro - e, às vezes, fingirei não sentir as dores nas costas e lerei no computador.

Eu acredito que e-books e livros físicos, cada um, tem seu ponto positivo e negativo. Mas com toda a certeza eles podem muito bem coexistir em paz.

Como vocês encaram a leitura de e-books?

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us