sábado, 20 de agosto de 2011

Resenha | Eu sei o que você está pensando

Eu sei o que você está pensando
Autor: John Verdon.
Tradução: Ivanir Calado.
Páginas: 352.
ISBN: 9788580410143.
Editora: Arqueiro.
Leia um trecho: aqui.

Sinopse:

Uma carta perturbadora chega via correio com uma simples declaração ao final: "Veja como conheço seus segredos - apenas pense em um número." Errará quem pensar que uma carta dessas chega a seu destino final apenas por obra do acaso. Para o detetive aposentado da polícia de homicídios da cidade de Nova York, Dave Gurney, que está formando uma nova vida ao lado de sua esposa Madeleine, as cartas começam a deixar de ser estranhas para se tornarem um complicado quebra-cabeça que levará a uma enorme investigação sobre assassinatos em série. Trazido para o caso como consultor, Gurney em pouco tempo percebe pistas que a polícia local deixou passar. Ainda assim, diante de um oponente que parece ter o dom da clarividência, Gurney vê seus esforços irem em vão, seu casamento rumando a um precipício e, finalmente, um medo incontrolável de que seu adversário não pode ser parado.

Esse livro é o primeiro livro que eu recebi da mais nova parceira do blog, a editora Arqueiro.

Como poderia alguém adivinhar o número que alguém acabara de pensar? E, pior, como seria possível que aquele número estivesse dentro de um outro envelope lacrado? Após receber uma estranha carta, Mark Mellery recorre à unica pessoa que poderia ajudá-lo a solucionar esse estranho enigma que encontrara em sua caixa de correio. Dave Gurney é um policial aposentado que, a princípio, prefere não se envolver no caso, embora aquele enigma desperte um pouco de seu interesse. Mas a determinação de seu antigo colega de faculdade em não chamar a polícia, faz com Dave se torne "consultor" do caso, embora isso não agrade muito sua esposa, Madeleine.

Uma série de acontecimentos se sucedem e Dave se vê envolvido num enigma de proporções gigantescas, pois, ao que parece, mais cartas foram enviadas para outras pessoas. Pode ser tarde demais para algumas pessoas quando a polícia resolve se mobilizar para resolver o enigma.

Eu gostei do livro, mas não tanto quanto esperava. Achei algumas partes enroladas e complicadas de entender. Quem já leu algum livro do Dan Brown talvez veja algumas semelhanças nele. Há um mistério a ser solucionado e, enquanto as pessoas estão em busca disso várias coisas estranhas acontecem. Novas pistas surgem para confundir o raciocínio e mudar nosso ponto de vista sobre quem é o autor daquelas cartas misteriosas. E isso é um ponto extremamente positivo num livro com essa temática.

Eu particularmente desconfiei de várias pessoas ao longo das páginas, menos realmente da culpada. Somente fui me tocar de quem era quando Dave desceu aquela escada lá nas últimas páginas. Embora o foco realmente seja o policial, eu senti falta de um pouco mais de romance. Mas acho que foi muito bem demonstrado por um personagem em especial. Não vou citar nomes para vocês desconfiarem de todos.

Dave é muito mais "racional" do que "emocional". Eu gostaria de ter lido mais sobre o lado familiar dele. Acho que teria enriquecido bastante a história. Alguns personagens não chegam de fato a aparecer na história. São citados ou somente "vozes ao telefone". Na minha opinião, bastaria o autor ter colocado Dave como alguém que trabalhasse para alguma empresa ou museu do crime. Sonya, neste caso, somente calhou para mostrar o ciúme que Madeleine sentia sobre o marido.

Se vocês tiverem a oportunidade de ler esse livro, leiam. Vocês não vão querer largá-lo até descobrir os motivos que levaram a pessoa que enviou as cartas a fazer o que fez.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us