quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Resenha | Ela disse, ele disse - O namoro

Ela disse, ele disse - O namoro
Autor: Thalita Rebouças e Maurício de Sousa.
Editora: Rocco Jovens Leitores.
Páginas: 144.
ISBN: 9788579801709.
Skoob

Sinopse:

Um dos grandes sucessos de Thalita Rebouças, Ela disse, ele disse ganha continuação, com a participação mais que especial de Mauricio de Sousa e sua Turma da Mônica Jovem. Em Ela disse, ele disse – O namoro, Leo e Rosa, que se conheceram e se apaixonaram no primeiro livro, estão namorando. E continuam descobrindo as delícias e agruras da vida a dois. Entremeando as vozes dos protagonistas com cenas ilustradas, a história de Leo e Rosa é acompanhada por ninguém menos que Mônica, Cebola, Cascão e Magali, que estão lendo o livro de Thalita Rebouças no colégio e se divertem com as aventuras e desventuras do casal.

Olá, pessoal! Hoje eu vou comentar sobre a continuação de Ela disse, ele disse, escrito pela Thalita Rebouças. Eu li o livro há alguns anos, mas ele não está resenhado no blog. Só fiz uns pequenos comentários sobre ele aqui. Perdoem minhas bobeiras da época *risos*.

Quando a Rosa começa a puxar conversinha de futebol sempre penso como seria bom viver num mundo em que namoradas pudessem levar cartão vermelho dos namorados.. Mais que bom, seria perfeito um cara mostrar o cartão e a garota, mesmo que tentasse argumentar - como tentam os jogadores - não tivesse nada a fazer a não ser sair de campo, reclamando. Pena que na vida de um casal não existam regras claras como as das quatro linhas. Aí, sim, eu diria que vivemos num mundo justo.
Página 16.

A narrativa continua seguindo o mesmo padrão do primeiro livro. Algumas vezes temos o ponto de vista de Leo e outras da Rosa. O diferencial é que pontualmente aparecem comentários dos personagens da Turma da Mônica Jovem como se eles estivessem comentando a leitura do livro Ela disse, ele disse - O namoro. Eu gostei bastante quando o Maurício resolveu deixar os "baixinhos" crescerem e viver outras coisas na vida. Tenho os primeiros mangás da Turma Jovem.



Confesso que eu gostei dos personagens mais no livro anterior que nesse. Principalmente da Rosa. Ela está insuportavelmente chata, um grude terrível de namorada. As pessoas correm o risco de deixar de namorar se fixarem que é esse tipo de coisa que os espera. Ok, posso ter exagerado um pouco. O Leo continua mais na dele, um pouco mais maduro, mas somente em um certo momento que ele dá uma escorregada e fica infantil.

Não sei se eu estava mal humorado durante a leitura. A verdade é que eu resolvi pular algumas leituras e começá-lo esperando me divertir igual quando eu li o anterior, dar algumas risadas. Mas em nenhum momento eu cai na risada. Ou somente ri. E, creiam em mim, o primeiro livro me fez rir muito e são poucos os livros que eu rio tanto que tenho de colocá-lo de lado para recuperar o fôlego.

Os autores dispensam apresentações, correto? Thalita tem vários livros publicados pela Rocco e já apareceu várias vezes na tevê como repórter especial para programas da Globo. E o Maurício está aí com Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali há décadas. Sempre fui muito leitor de seus quadrinhos.



A leitura vale a pena para quem é fã da autora ou está afim de algo bem despretensioso e rápido de ler. Só queria que a participação da Turma da Mônica fosse maior ou trouxesse algo mais ao enredo do que apenas os comentários.

(...) Aos dez meses de namoro, cheguei à conclusão de que o silêncio, na maioria das vezes, vale mais que mil palavras. Mentira, foi meu pai quem me ensinou essa frase. Mas eu concordo.
Página 31.

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us