sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Especial | Personagens com o nome Tiago

Olá, pessoal! 

Vocês já pesquisaram a origem do nome de vocês? Assim como no horóscopo, a gente sempre encontra alguma coisa com que nos identificamos quando pesquisamos nosso nome. Em uma das minhas pesquisas para encontrar um nome para personagem, acabei descobrindo muitas coisas legais relacionadas ao meu nome e que têm a ver com coisas que eu penso.

Meu nome tem origem bíblica. E, assim como o personagem de lá, não tem H. Um viva aos Tiago que não possuem H no nome. É mais simples, caseiro, bonito sem H. O nome Tiago pode ter vindo de Santiago também. E ele possui algumas variações de acordo com a região. Em língua inglesa, vocês encontrarão James. Em língua francesa, Jaime. Mas em outros lugares, vocês verão Iago, Jacó, Thiago ou mesmo Diego. É bem interessante o mesmo nome ser escrito de forma diferente.

Então, eu pensei que seria bem bacana procurar personagens famosos com meu nome. Por curiosidade mesmo. Fiz uma seleção de personagens que possuem o nome James. Mas não são apenas personagens de livros. Deem uma olhada e espero que se divirtam.

1 - Harry Tiago Potter/Harry James Potter.

É muito amor nessa vida ter o nome do personagem literário da minha geração! A história que contam é que a Lia Wiler traduzia outro livro ao mesmo tempo em que traduzia Harry Potter. Por coincidência, havia um James no outro livro cujo nome seria traduzido para Tiago. Mas ela acabou deixando passar esse erro, que acabou favorável a todos os Tiago sem H desse Brasil. É por isso que no primeiro filme, quando Hermione leva Harry até a Sala de Troféus e mostra um prêmio do pai de Harry, o nome é James Potter.

2 - James Bond


Meu nome é Tiago, Tiago Bond. O dia em que eu me toquei que o nome de um dos maiores agentes secretos do mundo é o mesmo que o meu, eu me achei. Para quem ainda não sabe, o inglês James Bond surgiu pela primeira vez como personagem em livro de bolso. Ele ganhou vários filmes. Lembro de uma época em que a Globo fez semana especial passando os filmes. Nunca acompanhei todos. A verdade é que eu lembro mais de O Satânico Dr. No que de qualquer outro. Nunca li os livros, mas sei que a editora Alfaguara lançou alguns deles. Então, tomem cuidado para não me incomodar, porque eu sou o 007 e tenho licença para matar!

3 - James, da Equipe Rocket



Ok, o nome original do personagem é Kojiro e não tem nada a ver com Tiago. O James em questão vem do famoso assaltante Jesse James. Para quem já viu alguns episódios de Pokémon, sabe que o James aí da foto faz dupla com a Jessie, a mulher de longos cabelos vermelhos, e o falante Meowth. James vem de uma família rica e, após o fracasso numa escola, se juntou aos criminosos da Equipe Rocket. O personagem já teve um episódio polêmico que até foi censurado em que ele aparecia com seios.

4 - James "Jem" Carstairs


Eu não sou muito fã da Cassandra Clare por considerá-la uma espertalhona. Mas não tem como falar de personagens que compartilham o meu nome sem citar o Jem, o caçador de sombras que estampa o segundo livro da trilogia As Peças Infernais, Príncipe Mecânico. Lembro que ele é apresentado como um personagem frágil por conta de algo que lhe aconteceu, mas tenho quase certeza de que não é explicado no primeiro livro, que foi o que eu li. É amigo do Will, uma espécie de Jace do passado. Ou seja, não vou com a cara do Will, mas vou com a do Jem.

5 - James "Logan" Howlett

Por essa ninguém esperava, não é? Além de ser o agente secreto mais conhecido do mundo (secreto, conhecido, hã?), eu também sou o mutante mais famoso de todos. Mas eu confesso que não sou muito fã dos filmes do Wolverine. Ou mesmo do personagem. Desde pequeno, eu gosto mais do Ciclope. Quando está lutando ao lado dos outros X-Men, ele é Wolverine. Quando está de boa no Instituto Xavier, ele é Logan. Mas agora vocês sabem que ele tem um primeiro nome melhor.

Esses são só alguns exemplos. Há personagens secundários ou mesmo com pouco destaques que têm o nome Tiago, James ou mesmo alguma das outras variações por aí. E vocês? Já pararam para procurar o seu nome por aí?

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us