Autor: Chico Anes.
Páginas: 304.
ISBN: 9788581630069.
Editora: Novo Conceito Jovem.
Sinopse:
Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de
que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite
em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo.
Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento
revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é
convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas,
se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos
inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a
morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade
está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses
estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.
Olá, leitores! Hoje eu vou comentar sobre mais um livro nacional lançado pela Editora Novo Conceito. Sou daqueles que fica muito feliz ao saber que uma editora está apostando na prata da casa. E, claro, também sou daqueles que tem em mente que o autor nacional deve ser avaliado com a mesma intensidade com que o autor "de fora" o é. Vamos saber o que eu achei sobre o livro, cortesia da editora em parceria com o blog?
Imagine você deitar para dormir com um aparelho semelhante a óculos com fones de ouvido e que esse aparelho fará você despertar dentro de um sonho. Sabe quando você joga video games e controla um avatar pelo controle? O DreamGame fará você se sentir dentro do jogo enquanto sonha. Com o DreamGame, você é o herói, o soldado, o guerreiro de uma aventura e sente tudo o que um avatar sentiria se fosse real.
Após o estranho acidente de sua irmã Anna, do sumiço de seu filho e de ser dispensada de seu trabalho, Eva decide trabalhar para a Yume, a empresa chinesa responsável pelo desenvolvimento do DreamGame. Lá, ela conhece uma equipe bastante peculiar que a ajudará no projeto do aparelho. Dentre eles, estão "La Gorda", uma índia mexicana xamã, e Suzy Q., uma garota especialista em sexo e amor, que tem um pequeno segredo para compartilhar com Eva. Enquanto Eva está na China trabalhando no projeto do DreamGame, no Brasil Alec, o psicólogo e ex namorado de Eva, tenta descobrir o que está por trás da Yume. E não é coisa pequena.
Eu esperava uma participação melhor de Joachim, o filho autista da Dra. Abelar, pois a importância dele para a história é enorme e ele foi muito pouco aproveitado e apresentado. O autor talvez preferiu não se estender muito num assunto já delicado e desvirtuar um pouco da premissa da história, mas teria sido interessante uma interação maior do garoto com os outros personagens.
Alguns leitores talvez tenham dificuldade com a leitura, assim como eu.
Minha empolgação com a história diminuiu bastante por conta disso.
Comecei a achar algumas passagens confusas e cansativas mais para o final, como se estivesse lendo um
artigo sobre uma matéria que o professor ainda não explicou. No entanto,
em grande parte do livro, Chico Anes não vacila e não nos deixa sem
informações sobre termos técnicos que ele insere na história. A inserção das
explicações deles é bem natural, não deixando que pareça algo "didático" e
sim contextualizado.
A narrativa é em terceira pessoa pelo ponto de vista de vários personagens, mudando para primeira pessoa somente quando os personagens sonham. Essas passagens ocorrem de forma bem evidente, não deixando qualquer margem para confusão. Uma das coisas que eu notei quanto à revisão foi o fato da editora suprimir aquela mistura de diálogos e narrativas no mesmo parágrafo, deixando o texto mais organizado.
O livro faz parte do selo "Jovem" da editora, mas, longe de qualquer pudor, não creio que ele seja voltado para jovens, assim como O preço de uma lição e Garota Replay o são. Não somente por ter umas descrições sobre desejos sexuais bem fortes,
mas por causa da "violência" que vem junto da depravação de um
personagem. A propósito, é com esse personagem que a gente tem um entendimento maior do que é o DreamGame e os "efeitos colaterais" que ele pode trazer para a vida real.
A ideia da história é muito boa e com potencial, embora eu não tenha curtido. Vejam bem, isso não quer dizer que outra pessoa não gostará. Recomendado; é um livro com ação, suspense, intriga e uma boa dose de mistério, envolvendo facções secretas mundiais no estilo "Illuminati", por exemplo.