quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Resenha | Mundo Novo

Mundo Novo
Autor: Chris Weltz.
Tradução: Álvaro Hattnher.
Editora: Seguinte.
Páginas: 328.
ISBN: 9788565765473.
Classificação: 3/5.
Capítulo do Livro
Skoob
Comprem o livro: Submarino | Saraiva.

Sinopse:

Neste mundo novo, só restaram os adolescentes e a sobrevivência da humanidade está em suas mãos. Imagine uma Nova York em que animais selvagens vivem soltos no Central Park, a Grand Central Station virou um enorme mercado e há gangues inimigas por toda a parte. É nesse cenário que vivem Jeff e Donna, dois jovens sobreviventes da propagação de um vírus que dizimou toda a humanidade, menos os adolescentes. Forçados a deixar para trás a segurança de sua tribo para encontrar pistas que possam trazer respostas sobre o que aconteceu, Jeff, Donna e mais três amigos terão de desbravar um mundo totalmente novo. Enquanto isso, Jeff tenta criar coragem para se declarar para Donna, e a garota luta para entender seus próprios sentimentos - afinal, conforme os dias passam, a adolescência vai ficando para trás e a Doença está cada vez mais próxima.

Sempre que surge uma nova distopia eu quero ler. É um dos meus estilos literários preferidos. Toda a tensão de viver - ou sobreviver - numa situação "puxada" e atemporal mostra como o homem pode se erguer em revolução contra a opressão.

No caso de Mundo Novo, os jovens se erguem uns contra os outros para sobreviver num mundo em que os adultos não existem mais. Eles se dividem, marcam território e tem de lutar por um pouco de comida para seguirem em frente enquanto o vírus de uma misteriosa doença não os afeta quando atingem a maioridade.

É uma ótima premissa que eu acabei não curtindo tanto por causa da forma que Chris escolheu para nos conduzir em seu mundo. Em primeiro lugar, é preciso que eu fale que o autor é diretor de filmes e roteirista. Portanto, eu devia ter me preparado para sua forma de escrever porque eu já li um livro escrito por outro Chris, também diretor - Casa de segredos.

Vocês já leram algum roteiro de filme? Se sim, sabem que eles são o mais "cru" possível e, óbvio, bem visuais e diretos. Em Mundo Novo, o autor parece descrever cenas de filmes usando essas características, algumas vezes com frases curtas indicando o que é encontrado no cenário ou feito por alguns personagens. Espero que estejam me entendendo. São frases como essa abaixo:

Fezes de cachorro em todos os lugares. Moscas em grande quantidade, voando alto e enchendo o ar. Página 54.

Sobre os personagens, eu não consigo me identificar com algum em narrativas desse tipo. Exceto por um, na verdade - Washington. Mas não vou entrar em detalhes sobre ele. Descubram sobre ele lendo. Quero que vocês saibam que, apesar de tudo o que eu disse, isso não quer dizer que o livro é ruim. Ele não funcionou para mim pelos motivos que citei. Ele é o primeiro de uma série.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us