terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Resenha | O Bicho-da-seda

O Bicho-da-seda - Uma história do detetive Cormoran Strike
Autor: Robert Galbraith.
Tradução: Ryta Vinagre.
Editora: Rocco.
Páginas: 464.
ISBN: 9788532529497.
Classificação: 5/5.
Capítulo do Livro
Skoob
Comprem o livro: Submarino | Saraiva.

Sinopse:

O detetive Cormoran Strike, protagonista de O chamado do Cuco , está de volta, ao lado de sua fiel assistente Robin Ellacott, no segundo livro de Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling . Dessa vez, o veterano de guerra terá que solucionar o brutal assassinato de um escritor.

Hoje eu vou comentar sobre a continuação de O Chamado do Cuco. Não, vocês não leram errado. É continuação no que concerne à história dos protagonistas, Cormoran Strike e sua assistente Robin Ellacot. Assim como em outras histórias detetivescas, a resolução do mistério começa e termina em cada livro. Porém, o conflito por que os personagens passam é continuado.
 
Ferva o bicho-da-seda para extrair a seda
 
Em O Chamado do Cuco, Cormoran soluciona o mistério da morte trágica da modelo Lula Landry, com a ajuda inestimável de Robin. A resolução do caso lhe traz alguma fama, como se já não bastasse ser filho de um rockstar, e muitos outros clientes. Em O Bicho-da-seda, vamos encontrar os personagens oito meses após a conclusão da história do primeiro livro.
 
Em mais um dia típico de trabalho, Cormoran dispensa com um cliente em potencial para atender uma com uma história bem atípica. Leonora Quine é esposa de Owen Quine, um escritor de baixa fama que está desaparecido há alguns dias. Aparentemente, nada de mais aconteceu a Owen, porque, como sua esposa informa, ele já sumiu outras vezes. No entanto, ele sempre voltava. E é só isso que Leonora quer: que ele volte para casa.
 
Esse simples caso de desaparecimento intriga Strike quando ele começa a investigar e descobre que Owen escreveu um romance, não publicado, em que ele detona com a reputação de muita gente conhecida do meio literário e que isso seria motivo suficiente pra alguém, ou vários alguéns, querer que Owen de fato desapareça.
 
Quando o escritor é encontrado de uma forma completamente bizarra - muito, muito bizarra - Strike percebe algumas similaridades entre a cena real e a retratada em Bombyx mori - o romance que Owen escreveu cujo nome é o vocábulo latim para bicho-da-seda - e passa a se aproximar cada vez maia das pessoas retratadas no livro afim de desvendar mais um caso que a polícia londrina parece não levar tão a sério.

Evolução

A narrativa em terceira pessoa mantém a qualidade encontrada no primeiro livro, bem escrita e envolvente. O ponto de vista passeia um pouco mais por Robin, mostrando outras nuances da personagem e de seu relacionamento tanto com o trabalho e pessoal. Eu senti que a voz de Robert Galbraith está mais firme e madura. Conseguimos perceber alguns traços da personalidade do pseudônimo na escrita e nas opiniões inseridas sobre a própria personalidade de Strike.

Apesar de ser um livro detetivesco - eu não o considero policial porque Strike, apesar de ser um ex-soldado, não é policial -, ele traz críticas sobre o mercado literário. Acredito que muito do que se fala ali pode vir da vivência de Rowling. Robert comenta do preconceito existente sobre mulheres produzindo literatura, o sucesso a todo custo e a competitividade de autores. A abordagem do amor incondicional é um dos melhores temas. Tudo muito bem entranhado na narrativa. De certo modo, olhando como livro crítico, ele me lembrou, de longe, Morte Súbita nesses aspectos.

Conclusão

Eu adorei O Bicho-da-seda tanto quanto O Chamado do Cuco. O enredo é bem mais trabalhado, de modo que eu fiquei cheio de dúvidas sobre o que aconteceu com Owen. Fui começar a ter minhas suspeitas do meio para o final, diferentemente de O Chamado do Cuco em que tive minhas suspeitas mais cedo na história.

Mais que recomendado e já quero o próximo! Rowling comentou recentemente no Twitter que Robert já está escrevendo o terceiro, mas que, igual a ela, ele prefere revelar o título somente com a história pronta. Vamos torcer pra que esse momento não demore. Leiam!
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us