sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Resenha|Sorteio: Quem poderia ser a uma hora dessas?

Quem poderia ser a uma hora dessas?
Autor: Lemony Snicket.
Tradução: André Czarnobai.
Editora: Seguinte.
Páginas: 240.
ISBN: 9788565765046.
Capítulo do Livro
Skoob

Sinopse:

Em uma cidade decadente, onde se criam polvos para a produção de tinta, onde há uma floresta de algas marinhas e onde um dia funcionou uma redação de jornal em um farol, um jovem Lemony Snicket começa o seu aprendizado em uma organização misteriosa. Ele vai atender seu primeiro cliente e tentar solucionar o seu primeiro crime, aos comandos de uma tutora que chama carro de “esportivo” e assina bilhetes secretos. Lá, ele vai cair na árvore errada, vai entrar no portão errado, destruir a biblioteca errada, e encontrar as respostas erradas para as perguntas erradas - que nunca deveriam ter passado pela cabeça dele. Ele escreveu um relato sobre tudo o que se passou, que não deveria ser publicado, em quatro volumes que não deveriam ser lidos. Este é o primeiro deles.

Olá, pessoal! Vocês já ouviram falar sobre Lemony Snicket? Não, talvez essa seja uma pergunta errada. Hum... vocês já leram algum livro do Lemony Snicket? Ele é o mesmo autor de, entre outros livros, Desventuras em Série, que foi lançada pela Cia. das Letras de 2001 a 2006. Mas Lemony Snicket não existe de verdade, eu acho. Ele é um pseudônimo de Daniel Handler, autor de Por isso a gente acabou. Pelo menos, é o que dizem por aí.

(...) Eu tinha imaginado trabalhar como aprendiz na cidade grande, onde eu poderia executar alguma tarefa importante, com alguém em quem eu poderia confiar inteiramente. Mas o mundo não baita com a imagem na minha cabeça, então, em vez disso, eu estava com essa pessoa esquisita e despenteada, diante de um mar sem água e uma floresta sem árvores.
Página 39.

Lemony Snicket se torna aprendiz de S. Theodora Markson, a tutora não tão bem colocada numa lista de tutores mas que se acha a cereja do bolo, em uma missão para recuperar um artefato roubado que talvez não tenha sido realmente roubado. Com poucos personagens, Lemony nos leva a desbravar essa pequena cidade à beira-mar que explora a tinta dos polvos, possui dois irmãos que dirigem um táxi e cobram a viagem de uma forma bem curiosa e que antigamente possuía uma famosa atriz.

Esse é o primeiro livro de uma quadrilogia. O segundo livro, Quando você a viu pela última vez?, chega às livrarias no dia 15 de outubro. Quem assim como eu não leu Desventuras em Série, pode se jogar na leitura dessa nova série sem problema algum.

A narrativa ocorre em primeira pessoa pelo ponto de vista de Lemony Snicket. O humor é presente em boa parte da história e há pequenas referência a outros livros conhecidos. É preciso ficar bem atento para pescar essas referências. A Editora Seguinte teve muito capricho nos detalhes. Você verá isso, por exemplo, nas figuras que abrem os capítulos em que as palavras também foram traduzidas. Tem várias figuras, criança feliz aqui que gosta de livros com ilustrações! O papel é pólen e a capa, que tem vários elementos importantes para a história, é soft touch. 

Eu estava com um pouco de receio de ler esse livro por conta da minha experiência com o livro do Daniel Handler, Por isso a gente acabou. Mas a personalidade e a escrita de Lemony são muito diferentes das personalidade e escrita de Daniel. Você vai sentar no sofá e simplesmente vai devorar o livro e não verá o tempo passar.

- Não gosto de sua reticência - disse Theodora, quebrando meu silêncio amargo. - Reticência é uma palavra que quer dizer que você não está falando o suficiente. Diga alguma coisa, Snicket.
Página 29.

Sorteio do livro

a Rafflecopter giveaway
As regras para participar do sorteio estão nos Terms and Conditions do formulário. Começa hoje e termina dia 05 de novembro. Boa sorte!
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us