sábado, 1 de setembro de 2012

Resenha | É o primeiro dia de aula... sempre!

É o primeiro dia de aula... sempre!
Autor: R. L. Stine.
Tradução: André Czarnobai.
Páginas: 168 (estimadas).
ISBN: 9788565765008.
Editora: Seguinte.

Sinopse:

No primeiro dia de aula Artie cai da cama e bate a cabeça. Então, no café da manhã, seu irmão mais novo derruba a calda da panqueca no cabelo dele, que não tem tempo para lavá-lo. No caminho, um caminhão passa por uma poça d'água e espirra toda a água nele. Não é só o primeiro dia de aula - é o pior dia de aula da história.
Na manhã do dia seguinte, Artie caí da cama e bate a cabeça. Seu irmão mais novo derruba a calda da panqueca no cabelo dele e... Hã??? Tudo está acontecendo exatamente da mesma maneira que no dia anterior! O primeiro dia de aula se repete no dia seguinte, e no dia seguinte, e no dia seguinte...
Será que Artie vai conseguir encontrar um jeito de mudar isso? Ou será o primeiro dia de aula... SEMPRE?

Através da Companhia das Letras, eu recebi a prova do livro É o primeiro dia de aula... sempre!. Foi a primeira prova de livro que eu recebi como blogueiro e eu acho muito bacana isso de conhecer uma história antes de seu lançamento.

O livro vai nos contar a história de Artie Howard, um garoto que acorda para o seu primeiro dia de aula na escola Ardmore. Mas desde cedo, tudo que poderia acontecer de errado acontece. Ele cai da cama, leva um choque ao colocar o celular para recarregar e seu irmão mais novo espirra calda de panqueca em seus cabelos na mesa do café da manhã. Ao sair de casa, um caminhão passa sobre uma poça d'água e molha sua calça. As coisas não ficam melhores quando ele chega à escola. Seu cachorro de estimação aparece e ataca o diretor, logo de cara ele já ganha um inimigo no garoto mais popular. Entre outras coisas desastrosas, ele acaba sofrendo um "acidente" que faz com que ele volte a acordar em sua cama, em casa. Achando que tudo não passou de um pesadelo, ele acaba percebendo que o primeiro dia de aula volta a se repetir. E tudo indica que será ainda pior que o anterior. Será que Artie sobreviverá a um novo primeiro dia de aula? E a outro e outro e outro?

Escrito pelo mesmo autor da famosa série Goosebumps, É o primeiro dia de aula... sempre! é direcionado para o público infantojuvenil. Os personagens não são profundamente explorados, mas a ação sempre está acontecendo fazendo com que as páginas passem num piscar de olhos.

A narrativa do livro é em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Artie. O tamanho da fonte é muito bom e ajuda na fluência da leitura. Só tem uma coisa que eu não gostei muito: aspas no lugar de travessão para marcar diálogos. A Companhia das Letras, de onde a Seguinte é selo, sempre opta por manter essas características do livro original. Mas como aqui somos acostumados a parágrafos, aspas podem causar uma estranheza para o público ao qual o livro é direcionado.

"Esse é o pior dia da minha vida, eu repetia para mim mesmo. É o primeiro dia de aula e todos os alunos já me odeiam. Não é fácil conseguir isso em apenas um dia."
Pág. 65.

É o primeiro dia de aula... sempre! vai agradar muito o público infantojuvenil que está começando a se aventurar nos livros. O lançamento está previsto para o dia 21 de setembro, com um preço médio de R$24,90. O livro já está em pré-venda na Saraiva e Travessa. Vocês podem curtir a página da Seguinte no Facebook e ficar por dentro de outros lançamentos da editora também. Vem muita coisa boa por aí!

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us