domingo, 2 de setembro de 2012

Artigo | Sobre preços e páginas

Nas últimas semanas, a blogosfera literária reacendeu com força uma grande problemática envolvendo os preços dos livros. O blog Bom Humor Literário, que vem causando muito graças a sua administradora colocar a cara a tapa, conseguiu um feito que, tenho certeza, muitos gostariam. Através do Twitter, a hastag #RoccoPreçoBaixo chegou aos TT's e a editora ouviu seus leitores e prometeu uma queda fixa nos preços dos livros de seu catálogo.

Durante alguns de meus devaneios (haha), me peguei questionando qual o preço justo a se pagar por um livro. Algumas pessoas acham que pagar mais de 30 reais em um livro não dá, somente se o autor ou autora for top e o livro for aquele que se quer muito ler. Eu já penso na quantidade de páginas/preço na hora de comprar um livro.

Por exemplo, o livro Os Pilares da Terra - Ken Follett, lançado pela editora Rocco, em versão capa dura, tem 944 páginas e custa em média 54 reais chegando a ficar por menos quando em promoção no Submarino e Saraiva, só para citar alguns. Comparado com o que se esperaria de um livro da Rocco com essa quantidade de páginas, o livro até que está com um preço bom. Lembrem-se: é capa dura. Vocês sabiam que as versões separadas deste livro custam o preço de 52 reais cada? Este é um livro que eu compraria pela "métrica" páginas/preço, pois ao meu ver me proporcionaria mais diversão por um preço justo.

Um outro livro da Rocco, que comprei naquelas saudosas promoções de 9,90 do Submarino, foi O Enigma do Oito (680/9,90). O livro custava 49,90 antes do #RoccoPreçoBaixo.

Há uma editora, meio apagadinha por ter cancelado as parcerias com os blogueiros alegando que apenas doavam livros, que cuida muito bem da diagramação de seu catálogo e ataca o bolso dos leitores com os preços de seus livros. Estou falando da editora Fundamento. Eu tenho os dois primeiros livros da série Amanhã e gostaria muito de ter os outros. Mas usando minha métrica, eu jamais compraria se não houver uma super promoção deles, (256/38,00). Gente, tudo bem que a diagramação é linda, mas poucas páginas e um preço alto desse afasta qualquer um. A série é composta de oito livros e o preço que eu mostrei é só do primeiro. A editora tem vários livros que eu gostaria muito de ler, mas todos nessa mesma métrica de páginas/preço.

Uma autora que eu gostaria muito de ler, e acredito que muito gente também, é a Sarah Dessen. Mas os livros da autora também têm um preço bem salgado e frustrante. Pego como exemplo o livro O que aconteceu com o adeus, pois sempre que vou à Saraiva do Shopping Vitória há vários exemplares do livro por lá esperando tristemente que alguém os compre. Mas pagar uma média de 45 reais num livro de 424 páginas pode até parecer justo, mas ainda é um valor muito alto para o padrão brasileiro. Ela pode ser uma autora muito elogiada, mas eu sou estagiário e salário de estagiário é pouco. Ah, também sou blogueiro, mas isso é só um detalhe.

Eu não vou nem entrar nos livros nacionais porque senão essa postagem ficará muito mais longa do que já está. Eu gostaria muito de ler mais livros nacionais, mas seus preços são uma barreira enorme. Todos nós estamos cansados de saber que o brasileiro pouco lê. Seja por não sermos motivados a ler o que nos agrada, por sermos obrigados a ler o que nos empurram ou até mesmo pelo preço alto dos livros. A cultura de leitura no País precisa muito ser melhorada. E preço alto não ajuda em nada.

Eu não sei qual o método que vocês usam para comprar livros, mas este é o meu. E é através dele que eu consigo me controlar na hora de escolher comprar ou não um livro, mesmo que seja aquele que eu quero muito ler.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us