quinta-feira, 29 de março de 2012

Resenha | Garota Replay

Garota Replay
Autora: Tammy Luciano.
Páginas: 144.
ISBN: 9788581630076.
Editora: Novo Conceito - Jovem.

Sinopse:

Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...

Olá, leitores! Hoje eu vou comentar sobre o livro Garota Replay, primeiro da Tammy Luciano que eu leio. Primeira autora publicada pelo selo Jovem da editora Novo Conceito, Tammy é autora também de Fernanda Voguel na passarela da vida, Novela de poemas e Sou toda errada.  

Garota Replay conta a história de Thizi e sobre aquele momento inexplicável em que ela se depara consigo mesma, numa versão um pouco melhor, numa boate. E, a partir daí, começa a questionar várias coisas da sua vida.

O começo do livro é um pouco confuso e a narrativa não me agradou muito. Tive a impressão de ela ser muito pessoal, mais pessoal do que um livro em primeira pessoa normalmente é. Senti uma forte crítica aos homens, como se todos não prestassem e fossem culpados dos relacionamentos darem errado. Ok, toda regra tem sua exceção. Apesar do livro ser bem curto, há várias passagens repetitivas no intervalo de poucas páginas quando a Thizi divaga sobre ter encontrado a "igual a ela". O leitor já sabe que existem duas meninas iguais desde a capa do livro quando nos deparamos com a pergunta do subtítulo "O que você faria se encontrasse você mesma?". E creio que o leitor não precisava ser convencido tantas vezes que as duas eram exatamente iguais.

O final não correspondeu às minhas expectativas. Eu esperava algo completamente diferente do que a autora propôs. Após todas aquelas páginas lidas, esperava receber uma resposta bem mais interessante para a replay aparecer na vida de Thizi. E por conta do final, torna-se um pouco difícil questionar algumas coisas sobre a história, me deixando com várias dúvidas. Como que a replay conseguia viver no mesmo mundo da Thizi atual sem chamar a atenção? E olha que ela tinha um apartamento que ocupava um andar na cobertura de um prédio, frequentava os lugares que a Thizi "original" vivia... entre outras coisas.

Um clichê é bom se for bem explorado. Em Garota Replay, temos um namorado canalha, a namorada que não percebe as canalices e o amigo, "o cara mais legal do mundo", que fica na reserva esperando que o namoro da garota não funcione para ficar com ela. Com certeza, o apelo do livro é voltado mais para o público feminino que masculino. Portanto, o livro não me cativou. Eu não consegui me identificar com os personagens, nem mesmo com o Tito - que por acaso é um dos meus apelidos. Assim como vários garotos, e não tão garotos, Tito é aquele cara que é colocado na "friendzone" pelas garotas que dizem querer caras carinhosos e atenciosos mas acabam ficando com o oposto daquilo que desejam. Tadeu é o estereótipo do machão; acha que pode ficar com qualquer garota. E a própria Thizi, bem, eu não a achei muito interessante. Ainda mais por demorar para notar os sentimentos de Tito. Não gosto de pessoas, ou personagens neste caso, que tratam as pessoas como opção e não escolha. E, na minha opinião, foi assim que ela tratou o melhor amigo dela.

A diagramação do livro é bem simples, seguindo o padrão da editora. A capa é bonita, com o desenho da Thizi e da replay me lembrando as ilustrações do álbum Anacrônico da Pitty e com alguns detalhes em relevo. Mérito para a autora que escreve bem; não lembro de ter encontrado algum erro de revisão. A leitura flui rapidamente.

"Estaria eu ficando maluca? Só podia. Ninguém acreditaria, mas, naquele momento, enquanto pensava que a minha vida estava uma merda, me vi dançar na pista. Eu mesma. Eu na pista de dança. Exatamente assim. Eu estava na minha frente pela primeira vez, sem nenhuma introdução ou maiores explicações, congelada ali, enquanto todos sacudiam seus corpos sem censura."
Pg. 18.

Garota Replay é recomendado para a faixa etária mais jovem, a quem obviamente o livro se direciona. Não que as pessoas mais "maduras" não possam ler e apreciá-lo, mas o livro não conversa com elas. A linguagem usada é muito característica do jeito jovem carioca de se falar.

Onde comprarSubmarino | Saraiva | Cultura | Leitura 
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us