quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Resenha | O preço de uma lição

O preço de uma lição - às vezes, amar muito não basta
Autores: Federico Devito e Gutti Mendonça.
Páginas: 366.
ISBN: 9788563219664.
Editora: Novo Conceito Jovem.
Skoob

Sinopse:

Os meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.” Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.

Olá, leitores! Vamos conhecer hoje um livro nacional que mostra o ponto de vista dos garotos sobre relacionamentos amorosos.

Narrado em primeira pessoa, o livro conta a história de um personagem da sua infância aos seus 22 anos, com sua vida completamente mudada. O personagem não tem um nome, por isso vamos chamá-lo "Federico Mendonça". Federico é o garoto que toda menina gostaria de ter: atencioso, bonito, romântico, inteligente... mas ele tem um grande defeito. Ele é capaz de arrasar o coração das garotas não correspondidas. Federico Mendonça já teve vários casos durante sua adolescência, alguns bem complicados e garotas que nem o beijavam por "sabe-se-lá" o motivo.

"Como é possível a pessoal falar que gosta de ficar comigo, gosta de mim, depois de ouvir as mesmas coisas da minha boca e não ser a hora certa? Para mim, hora certa é a hora em que ambos têm as mesmas vontades. Para que complicar? Mulheres, francamente!" Pág. 36

Mas sua vida muda completamente quando ele vai a uma festa e vê uma garota de quem não consegue desgrudar os olhos, mesmo ele estando com uma outra. Juliana é muito mais nova que ele e o relacionamento dos dois tinha tudo para não dar certo: além da diferença da idade, eles moravam em cidades diferentes. Mas Federico Mendonça tenta fazer de tudo para que aquele relacionamento não seja apenas mais um "caso" como todos os outros que teve. Ele finalmente espera ter encontrado alguém com quem gostaria de ficar para sempre.

"Alguns dizem que quando acabam as palavras, acontece o beijo. Não é verdade. A verdade é que o beijo acontece porque ele diz coisas que precisam ser ditas, e as palavras não conseguem dizer. Quando percebi, estávamos conversando na língua do beijo." Pág. 77.

Vou confessar que estava com preconceito antes de ler esse livro, mas aos poucos ele foi passando e me surpreendi gostando do livro. É bom ler uma história do ponto de vista masculino, uma vez que normalmente a maioria dos romances publicados são voltados para o público feminino.

Uma coisa que sempre me incomoda num livro é a quantidade ininterrupta de diálogos. Fico confuso, às vezes tenho que voltar para saber quem está falando o que e isso atrasa um pouco a leitura. Tirando um errinho ou outro na diagramação, outra coisa que me incomodou foi os vários "abraçar-me", "amar-me", "acompanhou-me"... não me lembro se tem um nome para isso.

Senti falta de um pouco de profundidade dramática, mas não dramas daqueles em que o personagem se envolveu, com namoradas obsessivas e depressivas. Uma personagem que tem uma pequena participação, mas que eu me identifiquei mais que qualquer outro, é a Camila. Mas não vou contar por que senão eu conto spoiler. Gostei do livro do começo para o meio. Chegando ao final, algumas atitudes do "Federico Mendonça" me irritaram profundamente, me deram a impressão de que ele é egoísta e só pensa nele. E isso foi o motivo de eu ter dado uma nota 3 para o livro no Skoob.

A leitura flui bem, embora em alguns momentos tenha sido cansativo as várias páginas de diálogos entre "Federico Mendonça" e seus amigos, familiares e outros personagens que tentavam colocar um pouco de juízo na cabeça dele. Recomendado para quem quer ler um livro sobre relacionamentos e de até onde as pessoas são capazes de ir para entenderem, de fato, o que é amar.


Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us