segunda-feira, 11 de julho de 2011

Resenha - Feios

Feios
Autor: Scott Westerfeld.
Tradutor: Rodrigo Chia.
Páginas: 416.
ISBN: 9788501083708.
Editora: Galera Record.
Leia um trecho: aqui.

Sinopse:


Tally está prestes a completar 16 anos, e mal pode esperar. Não para dar uma grande festa, mas sim para se tornar perfeita. No mundo de Tally, fazer 16 anos significa passar por uma operação que o transformará de "feia" em um ser incrivelmente belo e perfeito, e lhe dará passe livre para uma vida de glamour, festas e diversão, onde seu único trabalho é aproveitar muito.
Mas Shay, uma das amigas de Tally, não está tão ansiosa assim: prefere se arriscar fora dos limites da cidade. Quanto Shay desaparece, Tally vai conhecer um lado totalmente diferente desse mundo perfeito - e, acredite, não é nada bonito.

Feios é o primeiro livro de uma quadrilogia. Os livros seguintes são Perfeitos, Especiais e, pelo menos lá fora, Extras. Nessa nova onda que atinge a literatura juvenil de hoje em dia, Feios também nos mostra um mundo distópico.

Tally Youngblood é uma feia e, por isso, vive num alojamento cheio de outros adolescentes feios na Vila Feia. Ufa. Como a maioria dos garotos de sua idade, Tally mal pode esperar pelo seu aniversário de 16 anos. É nessa idade que os feios são levados para Nova Perfeição para passar por uma transformação total em seus corpos. Ao passarem por essa operação, eles passam a ser perfeitos e vivem para se divertir.

Tally, porém, ao voltar de uma breve aventura no mundo dos perfeitos, semanas antes de passar pela operação, conhece uma garota chamada Shay. Por uma coincidência do destino, Tally e Shay fazem aniversário no mesmo dia. Mas seus desejos em relação à operação são bem diferentes.

Boa parte do começo desse livro nos mostra o desejo de Tally de se tornar perfeita, enquanto Shay não se mostra tão segura de passar pela operação. Cada uma das meninas tenta, de algum modo, convencer a outra de sua ideia. Shay quer fugir da Vila Feia e se juntar aos enfumaçados, que são todas as pessoas que não passaram pela operação, fugindo antes de seu aniversário de 16 anos, ou que nunca sonharam em pisar na cidade. Os enfumaçados são liderados por alguém que ninguém tem certeza da existência...

Eu demorei muito para comprar esse livro. Eu gosto de distopia. Mas sobre Feios, gostei e não gostei. Achei o livro meio previsível. Há a heroína que tem que empreender uma busca, que almeja algo, mas há uma pedra no caminho dela para alcançá-lo. No meio do caminho, ela aprende e vê várias coisas que podem fazer com que desista de perseguir seu sonho ou não. A única coisa que eu sabia sobre ele era que era uma literatura distópica. Após ler Jogos Vorazes e Em Chamas, além de outros livros distópicos, Feios me pareceu metade utopia e depois de muitas e muitas páginas uma distopia.

Olha, não sou nenhum expert nesses assuntos. Mas um governo que busca embelezar sua população, deixando-a em porre de tanta diversão não me parecia nada comparado ao que Katniss passa no seu mundo. Quem é que não ia querer ter um corpo perfeito? Lendo esse livro fiquei me perguntando a respeito disso. Se fosse eu ali, teria muito mais dúvidas do que as meninas sobre passar ou não pela operação.

A parte mais distópica desse livro eu não posso contar sem dar um baita de um spoiler, então vamos ficar por aqui mesmo, terminando com um último comentário...

Eu não entendi exatamente por quê as pessoas têm que passar pela operação. Tá, ficam belos, perfeitos, mas... e daí? O que vem depois da perfeição? Eu acho que vou continuar a ler essa série até seu término.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us