terça-feira, 10 de maio de 2011

Resenha - Harry e seus fãs

Antes de tudo, não me crucifiquem pelo que digo aqui!

Bem, como fã de carteirinha de Harry Potter eu me senti obrigado a comprar aquele que seria o relato definitivo da história dos fãs que acompanharam os longos anos até o final da série. Embora Harry e seus fãs não seja um livro "oficial" - escrito pela autora da série original - ele vem com o prefácio de J. K. Rowling. Isso deveria bastar para me convencer de que realmente eu leria a "verdadeira história de um menino-bruxo, seus leitores e os detalhes da vida dentro do fenômeno Harry Potter".

Quando eu li o primeiro capítulo, pensei: esse livro vai ser uma história romanceada de um fã e as coisas que ele fez durante todos os anos em que esteve envolvido com a série. De certo modo, não me enganei. Melissa Anelli conta, de forma meio fora de cronologia, vários acontecimentos sobre lançamentos dos livros e filmes e todas as expectativas que o fandom tinha a respeito do que aconteceria. O livro é vendido como citado anteriormente: deveria ser para falar sobre a história de Harry Potter. Mas o que eu captei ali foi uma coisa muito diferente.

Senti que esse livro é uma homenagem disfarçada ao site The Leaky Cauldron, site de que Melissa faz parte da equipe. Em vários momentos, lemos como Melissa esteve em dúvida entre cuidar de seu trabalho, seguir em frente com sua vida e obrigações ou se dedicar ao fenômeno Harry Potter. Melissa tivera uma aproximação com a série como qualquer outro fã já teve: calma e sem muitas expectativas até ler algum livro que o tenha prendido de uma vez. E com toda a vontade de fazer mais, acabou por chegar ao Leaky Cauldron. No livro, várias conquistas do site são listadas, como as entrevistas exclusivas e a não-oficial "assessoria de imprensa" para assuntos pottéricos que eles ofereciam aos jornais da cidade.

Creio que se o livro tivesse sido vendido como uma homenagem a todos que trabalharam no Leaky Cauldron para divulgar o fenômeno Harry Potter eu teria me decepcionado menos com o livro.

Mas várias das coisas que aconteceram durante os dez anos da série estavam lá. Todas as angústias pelos lançamentos de livros, medos de spoiler e confusões desagradáveis com fanáticos religiosos que pregavam que os livros de Jo ensinavam às crianças a produzir bruxaria. O boom que a internet trouxe à história... algumas partes do livro são enfadonhas e começam a partir do capítulo "Rock em Hogwarts" em que Melissa discorre sobre a banda de "wizard rock" Harry and The Potters". Para o que gastar um capítulo inteiro falando sobre isso, eu não entendi. Mas até relevei, achei levemente curioso. É curioso que um livro tenha gerado outras mídias.

Mas o que me fez querer desistir e jogar o livro fora ou no minímo longe foi aquela história toda dos ships. Perdoem-me a explosão... mas eu ODEIO ships e shippers! Como é que alguém em algum momento pôde visualizar Harry com Hermione? Nossa, desde o primeiro livro que eu li - Prisioneiro de Azkaban - ficou tão claro para mim que seria Rony e Hermione! Sem contar todas aquelas fanfics medonhas com casais mais medonhos ainda. Realmente achei cansativo todas aquelas páginas e mais páginas sobre ships. E me sentia aliviado quando ela mudava de assunto. Mas quando, em vários outros momentos para frente ela voltava a falar no assunto, me sentia frustrado.

Como um registro de fã, eu não acho que esse livro seja muito fiel e imparcial. Pois nada vai me tirar da cabeça que ele foi feito para o ego do Leaky Cauldron. Eu, até o momento, sou moderador de uma comunidade de Harry Potter. Eu sei que aquela comunidade tem uma história ampla, registrada na mente e nos bits e bytes. Eu já pensei em juntar o pessoal de lá e criar um livro sobre a comunidade muito antes de ouvir falar do livro da Melissa. Por que ela não iria querer "imortalizar" o trabalho muito bem feito do site em um livro? Não vou negar que há partes que não têm nada a ver com o Leaky, mas praticamente é o que eu li. Não sei o que outras pessoas leram. Não sei se é implicância minha. Mas desde que eu vi que o título do livro seria "Harry e seus fãs" eu senti uma pontada de vergonha e tinha prometido a mim mesmo que não ia comprar. Comprei por estar barato. Comprei porque me convenci que não devia julgar o livro sem lê-lo antes.

Eu ainda prefiro ler minha biografia não autorizada - e desatualizada - de J. K. Rowling e vê que ali há mais indicações de como foi o fenômeno Potter do que esse livro.

PS: só para deixar bem claro uma coisa: o Leaky realmente fez/faz um excelente trabalho sobre a série e tem realmente motivos para se orgulhar de ser um fansite indicado pela própria autora. Mas o que me incomodou foi Harry e seus fãs ser vendido assim, como se fosse feito para nós. Pelo menos, não senti que foi feito para todos os fãs do mundo e sim para aqueles que puderam acompanhar o desenvolvimento através do Leaky.


Serviço do livro:

Harry e seu fãs
Autor: Melissa Anelli.
Tradução: Ana Deiró.
Páginas: 350.
ISBN: 9788532526267

Editora: Rocco.

Sinopse do Skoob:

Os bastidores do fenômeno Harry Potter, contando por quem entende a magia causada pela chegada do bruxinho à vida de centenas de milhares de pessoas: Melissa Anelli, o principal nome do portal The Leaky Caldron, fansite que conquistou o respeito da editora americana Scholastic e da própria J.K. Rowling. Entre outras façanhas, Melissa conseguiu uma longa entrevista com a criadora do bruxinho em 2005, deixando centenas de jornalistas ao redor do mundo com inveja. Com tiragem inicial de 50 mil exemplares, Harry e seus fãs traz um caderno de fotos e tem prefácio assinado pela própria J.K. Rowling. Dez anos após o lançamento do 1º livro da série Harry Potter, de J.K. Rowling, a história de leitores e fãs que ajudaram a transformar a saga do jovem bruxo em um dos maiores fenômenos culturais do planeta é contada em detalhes por Melissa Anelli. A jovem fã do bruxinho descreve o encantamento provocado pelo maior fenômeno literário de todos os tempos, revive grandes momentos, e lista informações exclusivas e detalhadas, que aproximam ainda mais o leitor de Harry Potter e sua criadora.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us