terça-feira, 15 de julho de 2014

Como escrever um livro #1 | Ideia para escrever um livro

Nas minhas pesquisas sobre como escrever um livro, eu sempre me deparei com pessoas que queriam escrever mas não tinham a menor ideia do que queriam escrever. Elas simplesmente queria escrever.


Portanto, a primeira coisa em que vamos pensar hoje é: o que eu quero escrever?

Não interessa se você quer escrever uma história que se passa no mundo real ou imaginário. É de suma importância escrever sobre aquilo que você sabe, sobre aquilo que você conhece. Nunca escreva sobre Nova Iorque se você somente o conhece por outros livros que leu ou filmes e feriados a que assistiu. É provável que você cometa muitos erros e que sua história não seja convincente. Mas se ainda assim quiser escrever sobre Nova Iorque, faça uma pesquisa aprofundada, condensada, sobre a cidade. Não basta saber que a Estátua da Liberdade está lá e que o World Trade Center caiu no 11 de setembro.

Particularmente, eu sou da opinião de que o autor brasileiro deveria falar de temas familiares ao público regional em que o livro será publicado. É gostoso imaginar que a gente está no mesmo restaurante, praia ou rua em que um personagem por quem sentimos empatia passou.

É claro que a história muda de a ambientação for em um mundo imaginário. Este é assunto para outro tópico e será tratado apenas se vocês quiserem.

Então, de onde tirar uma ideia para escrever um livro?

Não é tão complicado quanto vocês podem imaginar. As melhores histórias são aquelas que falam das facetas comuns do dia a dia: histórias de amor, amizade, família, convivência com vizinhos, escola, trabalho, etc. Vocês podem buscá-las nas pessoas ao seu redor, porque antes de tudo um escritor é um observador. Ele pega a realidade e arquiteta seu modo de enxergá-la através das palavras. Se ainda assim as pessoas ao seu redor não forem fonte o suficiente de material para se obter uma ideia, abra jornais, revistas, sites de notícias ou mesmo assista a filmes e seriados. Não preciso dizer pra vocês lerem muitos livros, de todos os gêneros possíveis, né? Praticamente, todos os temas são universais e vocês podem usurpar a essência para si, mas nunca - JAMAIS - peguem uma história pronta e mudem o nome dos personagens ou ambientação, porque isso não agregará valor algum ao seu texto.

J. K. Rowling teve a ideia para escrever Harry Potter em um trem enquanto voltava de Manchester após ver apartamentos para morar com um namorado. Ela diz que a história de um garoto que recebe uma carta o convidando para a escola de magia surgiu do nada em sua cabeça, uma epifania. Quando chegou em casa, ela rascunhou freneticamente tudo o que se lembrava da viagem. Ela não tinha nada naquele momento para anotar, o que pode ter sido bom para as ideias fluírem. Mas minha dica para vocês é: andem sempre com um bloquinho ou caderneta para anotar a mais piegas das ideias que surgem quando menos esperamos. Recortem reportagens e colem no caderno, salvem links de sites que consideram interessantes.

Não fiquem esperando que o próximo Harry Potter surja na sua cabeça. O que aconteceu com Rowling foi um momento raro e que só deve se repetir daqui a muitas décadas. Vamos arregaçar as mangas e começar a trabalhar, porque sucesso não é só sorte; é trabalho árduo também.

Como começar a desenvolver uma história?

Se vocês já têm uma ideia sobre o que escrever, parabéns, vocês já estão adiantados um passo na nossa série. Porém, prossigam com a leitura das postagens.

O dia inteiro eu tentei falar com você, minha história, começou quando eu pensei primeiro e exclusivamente no personagem principal. Vitor Campos é um adolescente de 14 anos, solitário, que tenta entender os motivos que levam o pai a ser tão ausente em sua vida. A partir dessa ideia, dessa linha, eu comecei a imaginar todas as outras coisas: como e quem faz parte da sua família, sua personalidade, história pregressa, etc. Mas vamos supor que eu não tivesse pensado no personagem. Eu poderia ter pensado numa ideia geral para a história: o relacionamento de um filho solitário e um pai ausente e todos os caminhos que podia explorar a partir daí.

Meu dever de casa para vocês é o seguinte

1 - Pensem em um personagem e lhe dê um objetivo e um conflito, um motivo para ser ou fazer alguma coisa. 
2 - Coloque-o em uma determinada situação. 
3 - Escrevam em uma linha uma ideia que o resuma. 

Usem o caderno ou abram um novo arquivo no computador. Vocês não precisam fazer os três exercícios, são opções para fazer a criatividade começar a aparecer. E se a imaginação fluir durante o exercício, deixem rolar. Escrevam até a mão doer ou caírem no sono. Não se preocupem, não seremos definitivos. Mudaremos muita coisa durante toda a série. Eu também vou escrever uma história juntamente com vocês para servir de exemplo.

Não se esqueçam de assinar o feed do blog para receber as postagens no e-mail. A gente se vê na próxima parte!
Image Hosted by ImageShack.us

Comentários (3)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Adorei as dicas. Eu adoro escrever pequenos textos que acontecem no meu dia-a-dia, mas gosto de guardá-los apenas para mim, ou mostro para alguém de confiança. Gostaria muito de melhorar minha escrita e poder escrever um livro, um dia quem sabe.
Beijos, lendocomabianca.blogspot.com
Acho que muita gente tem ideias bacanas de histórias que muitas pessoas adorariam ler, mas esbarram no empecilho de não saber por no papel, não saber como escrever, por onde começar e como desenvolver.
Como você disse: ideias fabulosas de mega sucessos não surgem sempre, é raridade, mas boas histórias estão sempre presentes em cada um de nós, histórias que estamos familiarizados e que são universais, basta anotá-las e mãos à obra!
Gostei muito da ideia. No momento estou escrevendo duas histórias. Em ambas já tenho inúmeras ideias e tudo mais. Porém tenho alguns bloqueios sobre: como começar este novo capítulo? Ou: como faço essa transição temporal sem ficar aquele vazio chato de se ler?
Vou acompanhar essa série de dicas para ver se consigo alguma melhora. Gostaria de saber se podemos trocar emails para esclarecer dúvidas ou discutir ideias.

Postar um novo comentário

Comments by

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us