quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Resenha | A Primavera Rebelde

Olá, galera! Meus comentários de hoje são sobre a continuação de A Queda dos Reinos.

A Primavera Rebelde - A Queda dos Reinos #2
Autor: Morgan Rhodes.
Tradução: Flávia Souto Maior.
Editora: Seguinte.
Páginas: 424.
ISBN: 9788565765275.
Classificação: 4,5/5.
Skoob

Sinopse:

Depois que o rei Gaius de Limeros conquistou as terras de Auranos e subjugou o povo sofrido de Paelsia, passou a dominar toda a Mítica com seu punho de ferro. A rica população de Auranos parece não se importar com o novo governante, desde que seus privilégios sejam mantidos; os paelsianos, como sempre, aceitam seu destino de exploração. Mas a tranquilidade é só aparente - grupos rebeldes começam a surgir nos reinos dominados, questionando as mentiras e os métodos sangrentos do novo rei. Enquanto isso, Gaius obedece à sua mais nova conselheira e dá início à construção de uma estrada passando pelas temidas Montanhas Proibidas. Mas essa via não servirá apenas para interligar os três reinos - ela faz parte de uma busca pela magia elementar, perdida há mil anos, que conferirá ao tirano um poder supremo. O que ninguém esperava era que essa obra desencadearia uma série de eventos catastróficos, que mudarão aquelas terras para sempre e forçarão Cleo, Magnus, Lucia e Jonas a tomar decisões até então inimagináveis.

A Primavera Rebelde é uma continuação direta dos acontecimentos de A Queda dos Reinos. Então, é claro, se você for ler esse livro sem ter lido o anterior pegará vários spoilers. A história é sobre a busca da Tétrade, representado por quatro cristais que contém uma força mística capaz de dar um poder inimaginável a quem os possuir. Uma profecia fora feita e ela dizia que somente uma criança nasceria com a força capaz de controlar esse poder. 

A história se desenvolve a partir da construção de uma estrada que vai ligar os três reinos de Mítica. O que parece não ser nada de mais, acaba desencadeando estranhos fenômenos. A busca pelos elementia fica cada vez mais próxima, mas ela depende de muitos outros fatores e eles não são todos de conhecimento do Rei Sanguinário. 

Personagens e narrativa

Morgan Rhodes não poupa a lâmina na hora de dar fim aos seus personagens. Se no primeiro livro algumas das mortes me surpreenderam, neste livro a autora conseguiu superar minhas expectativas. Quando um vilão é bem construído, a gente reconhece que não há uma gota de amor verdadeiro nele a não ser por si próprio. Sentimos raiva, ficamos atônitos pelo que ele é capaz de fazer pelo poder. E, oh, é de ficar arrepiado com as coisas que esse cara fez.

A verdade é que a autora soube muito bem explorar cada um dos personagens que aparecem para contar uma parte da história. Acreditem quando digo que não há um personagem à toa ali. Alguns nos mostram as barbaridades que um tirano no poder é capaz de fazer e outros tramam silenciosamente para interferir nos planos dele.

A narrativa é em terceira pessoa e foca nos personagens ao contrário do primeiro livro que foca em cada reino: Limeros, Paelsia e Auranos. É curioso ver que neste livro há um grupo rebelde. Vocês devem lembrar que há alguns meses o Brasil teve seu "despertar" levando vários jovens às ruas para lutar por vários ideais. A narrativa, em parte, foca no grupo rebelde reunindo forças e tentando abrir os olhos dos habitantes dos reinos para o sangue que tem sido derramado sob o domínio do Rei Sanguinário.

Concluindo

Eu acreditava que A Queda dos Reinos fosse uma trilogia. Mas, ao que tudo indica *Goodreads cof, cof*, há mais dois livros. Os próximos ainda não possuem títulos mesmo lá no exterior. Eu espero sinceramente que a autora tenha uma trama boa para essas continuações para a qualidade da história não diminuir.

A Primavera Rebelde foi lançado primeiro no Brasil, em novembro, chegando aos leitores americanos somente em dezembro de 2013.

(...) Auranos um dia fora um reino livre, próspero e pacífico - mas agora alguém com gosto por sangue estava no trono.
Página 19. 
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us