quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Resenha | Círculo

Olá, galera! Hoje eu vou comentar sobre o livro Círculo, lançado pela Intrínseca.

Círculo
Autor: Mats Strandberg, Sara B. Elfgren.
Tradução: Érico Assis.
Editora: Intrínseca.
Páginas: 416.
ISBN: 9788580574296.
Classificação: 3/5.
Skoob

Sinopse:

Engelsfors é uma cidade pequena na Suécia onde moram Minoo, Linnéa, Anna-Karin, Vanessa, Rebecka e Ida. Elas não são amigas, apesar de estudarem no mesmo colégio. Minoo é a garota mais esperta da turma, mas tem dificuldade de se relacionar com os outros. Linnéa tem má fama e pai alcoólatra. Anna-Karin sofre bullying. Vanessa é sexy e namora um garoto mais velho. Rebecka parece perfeita, mas sofre de um distúrbio alimentar. Ida só se importa com a própria popularidade e é odiada por todos. Quando uma lua vermelho-sangue surge no céu, elas são levadas por uma força mística até um parque de diversões abandonado, onde descobrem que são bruxas, unidas por uma antiga profecia. Elas precisam aprender a usar seus poderes e a trabalhar em grupo para impedir um mal antigo de destruir o mundo. E terão que fazer isso enquanto são caçadas por um inimigo misterioso, que pode ser qualquer um na escola.

Eu tenho um certo receio quando começo a ler um livro com expectativas. Algumas vezes, elas são superadas e outras... nem tanto. Eu comecei a leitura de Círculo sabendo que é uma história sobre bruxos adolescentes e, pelo tom da capa, um pouco sombria.

Na cidade de Engelsfors, na Suécia, seis garotas que mal convivem no seu dia a dia são convocadas por uma força misteriosa a ir a um parque abandonado numa noite de lua vermelha. Lá, elas descobrem que são as Escolhidas de uma profecia para combater um mal. No entanto, o Círculo do qual fazem parte deveria ser composto por sete pessoas. Mas uma delas morrera de forma suspeita, deixando uma ameaça pairando sobre as outras que continuam vivas.

Mats e Sara resolveram contar sua história com muitos personagens. Infelizmente, eu não consegui me conectar ou mesmo sentir empatia por nem um deles. Suas histórias, ao meu ver, foram contadas através de cenas algumas vezes desnecessárias. Eu lia e não entendia a relevância  para a história.

Eu queria muito ter gostado mais de Círculo, porque eu acredito que este livro tinha um ótimo potencial. Mas terminei a leitura confuso, sentindo que algumas cenas foram mal escritas e decepcionado por não receber mais informações sobre o universo bruxo criado por Mats e Sara. O que os autores quiseram que a gente soubesse, foi informado através da personagem de Adriana Lopez e do Nicolaus.

A verdade é que se tirássemos os (poucos) elementos bruxos presentes na história, o livro teria mais sentido se tivesse sido publicado como um livro sobre assassinatos em série de jovens. 
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us