domingo, 26 de agosto de 2012

Resenha | A idade dos milagres

A idade dos milagres
Autora: Karen Thompson Walker.
Tradução: Christian Schwartz.
Páginas: 216.
ISBN: 9788565530088.
Editora: Paralela.
Capítulo do Livro
Skoob

Sinopse:

Em um sábado aparentemente comum, na Califórnia, Júlia e sua família acordam e descobrem, com o resto do mundo, que a velocidade de rotação da Terra está diminuindo. Os dias e as noites vão ficando mais longos, fazendo com que a gravidade seja afetada e o meio ambiente entre em colapso. Pássaros desorientados caem mortos do céu, centenas de baleias encalham na praia, as marés saem de controle. Enquanto alguns entram em pânico, outros procuram viver como se nada estivesse acontecendo, agarrando-se a qualquer custo à sua rotina e ignorando a evidência de que o fim do mundo se aproxima. Ao mesmo tempo que luta para sobreviver às mudanças e se adaptar à nova "normalidade", Júlia tem que lidar com os problemas típicos da adolescência e os desastres do cotidiano: a crise no casamento de seus pais, a perda de antigos amigos, as amarguras do primeiro amor e o estranho comportamento de seu avô, que acredita que tudo se trata de uma conspiração do governo e passa os dias catalogando suas posses obsessivamente.

O que vocês fariam se acordassem num sábado e descobrissem que a rotação do planeta Terra está desacelerando? Julia e sua família, assim como todas as pessoas do mundo, descobre que esse fenômeno muito peculiar está acontecendo com o planeta. A princípio, a desaceleração é quase imperceptível, mas com poucas semanas os dias e as noites ficam mais longos, horas e horas são acrescentadas às vidas das pessoas, e a natureza começa a sofrer as consequências. Pássaros caem mortos, baleias aparecem encalhadas na costa. E as pessoas começam a ficar desesperadas por respostas, achando que o fim do mundo está próximo e estocando alimentos. Mas para onde ir quando é o próprio mundo que está a beira de um colapso?

Julia é uma pré-adolescente de 12 anos que vê o mundo passando por uma grande transformação. Ela nos conta através dos olhos de uma adulta num tempo futuro, as experiências de uma criança ao ver o mundo passando por transformações. Amizades são criadas e desfeitas, amores vêm e vão. Como passar da fase da infância para a adolescência de forma tranquila quando o mundo ao seu redor está de mãos dadas com o caos? Algumas pessoas preferem seguir o relógio das 24 horas não importando a incidência de luz, ou falta, dela, e outras o tempo real como se todas aquelas horas de luz a mais continuasse sendo um dia normal e as horas de escuridão, uma noite comum.

A narrativa tem um toque de distopia, embora o livro não seja uma de fato. O toque de relato talvez incomode algumas pessoas como me incomodou em alguns momentos. Nem todas as respostas são dadas e a gente fica angustiado para saber o que mais pode acontecer com a Terra se a desaceleração continuar progredindo. As páginas são em papel pólen e o tamanho da fonte ajuda muito na fluência da leitura. A capa brilha no escuro, criando um efeito bem bonito. Uma pena não ter conseguido tirar uma foto para mostrar para vocês.

A experiência de leitura do livro A idade dos milagres foi bem interessante para mim. Ele me fez pensar em várias coisas que passaram, que passam e que talvez passarão. O livro pode ser lido apenas de forma crua - a história da desaceleração do planeta Terra - ou de um modo bem mais rico, onde a autora fala sobre as mudanças não somente no planeta, mas nos pequenos mundos que nos cercam no nosso dia a dia.

Sempre estamos passando por mudanças. Algumas são imperceptíveis e outras dão um baque bem profundo no nosso dia a dia. A idade dos milagres pode se encaixar na mudança da infância para a adolescência, onde precisamos nos adaptar para não nos sentirmos excluídos. Nem todo mundo consegue, alguns demoram mais tempo para encarar o desafio de largar a infância e encarar um mundo de experiências transformadoras. Também pode ser encaixado no momento em que perdemos um ente querido e precisamos aceitar o fato de que aquela pessoa não vai mais estar conosco. Você decide em que momento da vida encaixar esse livro.

A estreante Karen Thompson criou essa história para refletir sobre o poder de adaptação que transformações podem nos trazer. Um livro ao mesmo tempo angustiante e fascinante que vai fazer você sentir, assim como eu, saudades de um tempo em que tudo parecia mais fácil e tranquilo. De fato, do tempo da idade dos milagres.

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us