quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Por dentro do livro | A idade dos milagres e a Desaceleração da Terra


Desde a época da escola nós aprendemos sobre os movimentos do planeta Terra. Rotação é o movimento do planeta em torno de seu próprio eixo e translação é o movimento da Terra ao redor do sol. Se algo afetasse esses dois movimentos, ou mesmo um, a vida na Terra não seria a mesma. Você já imaginou viver num mundo em que os dias seriam imensamente longos?

No livro A idade dos milagres, a desaceleração da Terra acontece de forma lenta. Se o planeta de fato começasse a desacelerar, demoraríamos a perceber. E, assim como Julia, o primeiro sinal que perceberíamos seria o prolongamento dos dias e das noites. Se chegasse, de fato, uma hora em que a rotação da Terra parasse, teríamos dias e noites de aproximadamente 6 meses pois a variação do dia e da noite seria medida através do movimento de translação.


E esse seria somente o começo do problema. Os ecossistemas que conhecemos hoje muito provavelmente entrariam em extinção. Dificilmente sobreviveriam a meses e meses de luz solar ou escuridão. Queimadas e secas aconteceriam. Pássaros cairiam do céu, baleias encalhariam nas praias. Aos poucos, os animais morreriam. A produção de alimentos para os seres humanos entraria em colapso. Estocar comida seria apenas um passo para prolongar a existência humana até que uma solução milagrosa surgisse. Se surgisse. No livro A idade dos milagres, chega um momento em que as pessoas são incentivadas a cultivar alimentos em estufas. Mas isso gera um novo problema: o consumo excessivo de energia, que geraria um custo alto aos já parcos recursos naturais. O aquecimento global aumentaria e causaria a aceleração do degelo dos pólos.

Vocês sabiam que o planeta já tem desacelerado? Mas não entrem em pânico, não fujam para os pólos! A cada 100 anos a Terra fica meio segundo mais "lenta". Ou seja, nem você e nem eu estaremos aqui quando os dias durarem 6 meses. E só podemos imaginar, assim como quando lemos o livro, o que poderia acontecer se chegasse um dia em que a Terra realmente parasse de vez.

Fonte: Tecmundo.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us