quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Por dentro do livro | Do seu lado e o melhor amigo

Eu torço muito para que os autores ousem criar uma história em que o melhor amigo da protagonista é somente o melhor amigo da protagonista. Eu acho muito clichê histórias em que a protagonista não percebe que a atenção dispensada pelo cara é muito mais do que uma simples amizade.


Em Do seu lado, Fernanda Saads nos conta a história de Sarah, uma jovem arquiteta que trabalha ao lado de Igor. O cara sempre esteve ao lado dela e aproximou-se mais ainda quando Sarah terminou o relacionamento com Bruno. 

A amizade entre um homem e uma mulher é possível na minha opinião. Mas as pessoas normalmente veem com desconfiança um homem que se diz amigo de uma mulher. Sempre acreditam que tem outras intenções. Mas há casos que se salvam. Por exemplo, no seriado de tevê One Tree Hill, conhecido no Brasil como "Lances da vida", temos Lucas Scott e Haley James como melhores amigos sem intenções sexuais envolvidas. Bem, pelo menos até os episódios da quarta temporada que eu assisti não aconteceu nada entre eles. E se aconteceu, não me contem!

"I don't want be anything other than what I've been trying
to be lately..." 

Na literatura, temos Harry e Hermione como melhores amigos sem intenções pervas. Bem que Rowling é tão reservada que a gente não percebe imediatamente as segundas intenções em seus escritos, mas isso é outro assunto. Algumas pessoas, não sei como chegaram realmente a acreditar nisso, imaginaram que Harry e Hermione terminariam juntos. E como não poderia deixar de ser, mas na minha opinião poderiam deixar sim, shipparam os dois. Vocês não fazem ideia de quanto ódio no coração eu guardo de gente que faz esses casais nada a ver em fics etc.


A amizade entre os dois começou após Harry e Rony salvarem Hermione de morrer nas mãos e na maça de um trasgo montanhês em Pedra Filosofal. A partir de então, foi se fortalecendo. Eu li todos os livros da série e assisti todos os filmes. E a cena acrescentada em Relíquias da Morte - parte 1 em que os dois começam a dançar na barraca após a partida do Rony é uma das mais significativas sobre a amizade entre eles. Minha opinião, é claro.

Esses foram somente alguns exemplos que eu poderia citar. Mas vocês já devem ter lido vários livros, assistido filmes, seriados e novelas em que essa força descomunal e algumas vezes mal usada chamada "clichê" pede que o melhor amigo se torne o namorado perfeito da mocinha após o término de um relacionamento complicado. Nada contra clichês bem usados, ok?

Mas e vocês, acreditam que é possível existir amizade entre um homem e uma mulher sem segundas intenções?
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us