quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Resenha | Qual seu número?

Qual seu número?
Autora: Karyn Bosnak.
Tradução: Ivar Panazzolo Júnior.
Páginas: 414.
ISBN: 9788563219893.
Editora: Novo Conceito.
Skoob: aqui.

Sinopse:

Delilah Darling tem quase 30 anos e já se relacionou com 19 rapazes. Sua vida sentimental não tem sido exatamente brilhante, pois todo cara que conhece parece fugir do relacionamento. Quando lê uma matéria no jornal em que a média de homens para uma mulher de 30 anos é de 10,5, fica desesperada e assustada por estar muito acima dela. Além de tudo, o artigo no jornal terminava falando que, se a mulher tivesse o número acima dessa média, seria impossível a pessoa certa. Na tentativa de não aumentar seu número e perder de vez a chance de se casar, Delilah sai à procura de seus antigos namorados e tenta reconquistá-los. Será que um deles estará disposto a esquecer o passado e começar uma linda história de amor? Qual Seu Número? revela os segredos de cada mulher e prova que, quando se trata de assuntos do coração, números são apenas uma fração de tempo.

Eu não esperava que esse livro fosse tão grosso assim. Mas  a leitura dele flue de forma surpreendentemente boa e quando você menos espera, já leu mais de 100 páginas. De algum modo, me lembrou bastante Perdida, da Carina Rissi, embora não haja uma viagem no tempo. Acho que mais por ser um chick-lit.

Narrado em primeira pessoa pela personagem principal, "Qual seu número?" fala sobre Delilah Darling, que se depara com uma pesquisa estarrecedora: ela tem quase 30 anos e a média de relacionamentos para uma pessoa da sua idade é de 10,5. Mas ela já se relacionou com pelo menos 19 caras, sem contar aquela experiência na época da faculdade.

"Meu nome é Delilah Darling. Tenho 29 anos. Sou solteira, e, bem... sou uma mulher fácil." 
Pág.01

Baseada nessa pesquisa, Delilah não quer aumentar seu número. Recém desempregada, Delilah não tem nada a perder. Com a ajuda de seu vizinho, Colin, Delilah descobre o paradeiro de praticamente todos seus antigos namorados. Delilah quer descobrir se pode se apaixonar novamente por algum deles e não alcançar aquele número assustador. Então, com um carro alugado, um pouco de dinheiro no bolso e sem saber o que esperar pela frente, Delilah parte nessa "aventura".

A diagramação do livro é relativamente simples e continua mantendo o padrão excelente dos livros da Novo Conceito. As aberturas de capítulos nos traz mensagens da secretária de voz de Delilah, normalmente com chamadas de sua mãe, irmã e Colin. Em outras, há mapas e outras ilustrações sobre a "pesquisa" que Delilah faz na estrada em busca de descobrir que fim levou seus exs namorados.

O livro é divertidíssimo. Delilah é aquele tipo de pessoa meio distraída que não percebe as coisas que faz até que tenha feito. Apesar de acompanharmos a Delilah praticamente solitária durante boa parte da hstória, suas lembranças sobre seus antigos namorados não deixam que a narrativa se torne cansaitva ou pesada para um livro longo como este é. Recomendo!

"Qual seu número?" também dá nome ao filme estrelado por Anna Faris e Chris Evans. Veja o trailer:


Pelo que vi, o filme parece fiel a várias passagens do livro. Parece que o nome da personagem principal é modificado. Enquanto no livro é Delilah Darling, no filme é Ally. Mas o contexto da história é o mesmo. E parece bem divertido.

"Se as coisas tiverem que dar certo, elas acabarão dando certo" 
Pág.402.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us