quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Resenha | O Elemental

O Elemental
Autora: Vanessa Bosso.
Páginas: 347.
ISBN: 9788579233715.
Editora: Baraúna.
Skoob: aqui.

Sinopse:

O que você faria se descobrisse que possui o poder sobre os quatro elementos da natureza? E que somente despertando esses poderes, poderá salvar o planeta das sombras que se aproximam? Will descobriu isso da pior maneira. Embarque nessa empolgante aventura ao lado de Will e seus amigos na busca pelos quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo. A batalha está só começando. E o Elemental é o único capaz de nos salvar.

Hoje vou falar sobre o livro que ganhei no blog Vida de Leitor. A história tem uma temática que eu gosto, e tinha tudo para que eu adorasse o livro, mas... algo não funcionou. Pelo menos, não para mim.

Will é um adolescente americano que mora no Brasil com a mãe. E ele não conhece o pai. Após um terrível acidente de carro, sua vida muda completamente. Enquanto sua mãe está em coma no hospital, Will é resgatado por um estranho grupo chamado Luminus. Na sede desse grupo, Will descobre que ele e os outros adolescentes que estão ali, incluindo Marcelo,  Jasmim, Gabriel e Lisa, são mais do que aparentam ser.

Will precisa descobrir como liberar os poderes dos guardiões dos elementos. Assim, eles poderiam localizar os elementos da Terra, Água, Ar e Fogo e despertar o Elemental, o ser capaz de lutar contra as sombras que querem dominar o mundo.

A autora conseguiu criar uma história muito rica, mas várias coisas não me agradaram. A narrativa me incomodou algumas vezes por ser simples demais e por usar uma linguagem coloquial que eu não costumo ver em livros narrados em terceira pessoa, mesmo juvenis.

"Ele sentiu vontade de matar o safado que ameaçava tirar a vida de seu grande amor." 
Pág. 269.

Outra coisa quanto à narrativa foram os diálogos. O livro é carregado deles e isso, para mim, não enriqueceu o texto. Muitas vezes eu tive que reler as falas para saber quem estava falando o quê, porque não havia uma ação entremeada indicando que personagem era aquele que falava. Eu acho que diálogos ajudam a fluir bem o texto e eles devem trazer consigo informações importantes sobre os personagens. Não senti isso. Gosto quando a narrativa é bem dosada com diálogos e a voz do narrador contando o que acontece.

Por conta das poucas descrições, eu não consegui visualizar os personagens. Também não me identifiquei com eles. Talvez com Gabriel, mas só bem no comecinho. E durante quase toda a leitura do livro tive a sensação de estar lendo e não "assistindo" o que acontecia ali, se é que vocês me entendem. Um exemplo de descrição simples foi quando Will e seus amigos visitam esses lugares no mundo em busca dos elementos. Parece-me esquisito que alguém tenha uma visão superficial de um mundo "estranho".

"A cidade lá embaixo era imensa. Havia casas, prédios, veículos e muito, muito fogo por todos os lados." Pág.264

Creio que coisas que tinham que acontecer mais rápido demoraram para passar e coisas que tinham que demorar foram solucionadas rápido demais. A Vanessa tinha um material excelente em mãos e acho que teria sido muito melhor aproveitado numa série de livros. Trilogia talvez. O Elemental deixa abertura para continuação, mas eu teria gostado mais se esse livro tivesse sido melhor desenvolvido. Creio que faltou um olhar mais crítico sobre a história.

Espero que me entendam e não me apedrejem. Essa é a minha opinião; com certeza alguém que já leu outros livros da Vanessa e tenha gostado não concordará comigo.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us