Autores: Cassandra Clare e Joshua Lewis.
Tradução: Rita Sussekind.
Editora: Galera Record.
Páginas: 288.
ISBN: 9788501403957.
Classificação: 4/5.
Capítulo do Livro
Skoob
Sinopse:
Anjos, demônios, fadas, vampiros, lobisomens, feiticeiros: todos eles existem e precisam ser administrados e mantidos em paz. O Códex dos Caçadores de Sombras é o guia essencial para aqueles que precisam de todas as ferramentas e conhecimento para se juntar a esse seleto grupo.
O Códex abrange de tudo. Desde a história e leis do Submundo a como identificar, interagir e, se for o caso, matar seus diferentes habitantes. Foi-se o tempo em que preciosos momentos de batalha eram perdidos respondendo a questões banais de recrutas iniciantes!
Eu gosto bastante quando um autor escreve um livro de um livro citado numa história que ele criou.Dá uma sensação de maior proximidade com a história e um gostinho de "e se fosse verdade?". J. K. Rowling nos mostrou isso com Quadribol através dos séculos e Animais fantásticos e onde habitam, ambos livros didáticos encontrados nas bibliotecas e casas de bruxos.
No caso do Códex, o livro seria dado a um novo Caçador de Sombras para orientá-lo a respeito do mundo ao qual passará a fazer parte ou mesmo como um livro de consulta para um Caçador que já está combatendo as forças demoníacas há algum tempo.
Um dos pontos altos do livro, na minha opinião mais do que as anotações dos personagens, são as ilustrações que recheiam as páginas. Há desenhos feitos por Clary e ilustrações inerentes ao próprio Códex. A foto acima é do verso da capa e mostra os personagens de Instrumentos Mortais. No verso da contra-capa, aparecem os personagens de As Peças Infernais.
Apesar do livro não ser uma sequência direta de nem uma das duas séries até então publicadas, ele traz pequenos spoilers que quem OIM e API reconhecerão. Isso porque as anotações de Clary, Simon, Jace e até mesmo de Magnus Bane não revelam descaradamente o spoiler, mas deixam uma boa sugestão no ar.
Esse é um livro recomendado para quem já conhece os livros de Cassandra Clare. O leitor gostará de conhecer um pouco mais ou mesmo lembrar da história dos Caçadores. O Códex conta a história de como Jonathan se tornou o primeiro Caçador de Sombras até alguns momentos mais recentes - ou narrados na primeira parte da sextologia de OIM. Quem sempre teve curiosidade de saber como as marcas são, encontrará algumas páginas com seus desenhos e significados, mas nada de correr para um estúdio fazer tatuagens. Elas não vão funcionar, ok?
Apesar do meu relacionamento com os livros da Cassandra oscilarem muito, eu realmente curti o Códex. Eu o li em um dia, embora ele possa ser lido de forma bem diferente e não linear.
(...) Caçador de Sombras não é o que você faz, e sim o que você é. Todos os aspectos da sua vida vão mudar para acomodar a missão divina para a qual foi escolhido.
Página 01.