quinta-feira, 11 de abril de 2013

Resenha | A Elite

A Elite - A Seleção #2
Autora: Kiera Cass
Tradução: Christian Clemente.
ISBN: 9788565765121.
Páginas: 360.
Editora: Seguinte.
Conto: O Príncipe.
Skoob

Sinopse:


A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe Maxon e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com Maxon, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego, e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto, dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos.
America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. E enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo — e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz. 

A Seleção é um reality show responsável por escolher a princesa, e futura rainha, de Illéa, anteriormente chamado de Estados Unidos da América. Trinta e cinco garotas são selecionadas dentre as castas existentes no país e levadas para o castelo para competir; algumas competem pela coroa, outras pelo príncipe. Durante a competição, algumas garotas são eliminadas até que ficam somente seis concorrentes. Então, nós temos a elite da Seleção.

É por isso que o livro recebe este nome.

A narrativa de Kiera continua fácil de ler e envolvente. O livro pode ser lido em um dia; dependendo do seu ritmo de leitura, em poucas horas. Voltamos ao castelo para acompanhar as seis garotas da Elite lutando para conquistar o príncipe Maxon e/ou a coroa. Algumas estão bem decididas sobre o que querem, mas nossa personagem principal não tanto assim.

America Singer tem dúvidas sobre sua permanência no castelo; fica indecisa entre Maxon e o guarda em ascensão e ex-namorado Aspen. Isso gera algumas atitudes de sua parte que não justificam o ciúmes que ela sente em alguns momentos do livro. Se ela pode, por que outro não? Algumas pessoas não vão gostar das atitudes de Maxon, também. Eu gostei da desconstrução do "príncipe encantado" do primeiro livro. Uma rachadura vai surgir nos corações de quem se apaixonou pelo Maxon. Mas após ler o conto O Príncipe, que narra alguns acontecimentos antes e durante A Seleção, eu não esperava mesmo que ele continuasse com esse ar tão cavalheiresco. Kiera abriu algumas ótimas possibilidades por mostrar essa faceta do personagem.

Por serem poucas candidatas, eu esperava um maior desenvolvimento delas. Algumas garotas ganham tons na história, como Marlee e Kriss. Celeste, por sua vez, que teve uma chama acesa no primeiro livro, parece que foi propositalmente ofuscada para não roubar a cena e sobressair a America.

Eu também esperava maiores esclarecimentos da parte distópica. No entanto, Kiera manteve o foco no conto de fadas e deu uma leve temperada nesta vertente da história. Descobrimos como as castas surgiram e temos um pequeno gosto da crueldade que acontece quando as regras são quebradas.

Como foi possível os rebeldes entrarem no palácio dois dias seguidos? Dois dias seguidos! Será que as coisas tinham piorado tanto lá fora desde o começo da Seleção?
Página 181.

Há alguns furos, situações que não obtemos respostas ao final do livro. Uma das criadas de America demonstra estar apaixonada por um guarda, mas quem era esse guarda? Onde America enfiou o papel que a princesa da Itália deu a ela? Por que a guarda do castelo é tão falha ao ponto das invasões dos rebeldes ocorrerem tão facilmente, mesmo com curto intervalos de tempo? Bem, para essa última questão eu tenho a minha própria teoria.

Apesar do desfecho que eu tanto torci para acontecer não ter ocorrido, vou esperar ansioso pelo último livro da série. Quero saber quem vai ser coroada, quero saber o que America de fato vai decidir e descobrir se vai haver maiores consequências para as suas atitudes.

O livro ainda não foi lançado. Tem previsão de lançamento para 23 de abril e está em pré-venda: Submarino e Saraiva.

- É a coisa mais maravilhosa e terrível que pode acontecer com você - afirmou com simplicidade. - Você sabe que encontrou algo incrível e quer levá-lo para sempre consigo. E um segundo depois de ter aquilo, você fica com medo de perder.
Página 73.

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us