Hoje eu vou comentar sobre o filme Coraline, baseado no livro homônimo escrito por Neil Gaiman e já resenhado aqui no blog. Eu achei o livro bem "ok" e talvez por esperar bem mais acabei não gostando muito.
O filme é bastante fiel ao livro. Coraline muda para uma nova casa com os pais. Entediada e meio que deixada de lado por conta do trabalho deles, Coraline sai para explorar o lugar e descobre uma pequena porta na sala que aparentemente não leva a lugar algum. No entanto, a garota brevemente acaba descobrindo que aquela porta é uma passagem para uma dimensão onde as coisas são bem parecidas com o lugar de onde saiu, só que tudo muito melhor. Mas há algo bem misterioso na "Outra Mãe" que Coraline encontra por lá. E Coraline pode acabar presa numa armadilha.
Há um personagem novo que não existe no livro. Wybie Lovat é neto de uma senhora que já morou na casa em que Coraline se mudou com a família. Ele traz um tom de humor para o filme e não modifica a história original em nada.
Quem dá voz a Coraline em inglês é Dakota Fanning, que fez uma personagem qualquer num dos filmes de Crepúsculo. E a responsável pela voz da Mãe e Outra Mãe é a Teri Hatcher, bastante conhecida pela personagem Susan Mayer da série Desperate Housewives.
Coraline foi gravado com a técnica de stop-motion, em que é preciso fotografar ou filmar 24 quadros para gerar um segundo de filme. Já assistiram "A fuga das galinhas", em que usaram massinhas para criar e dar vida às galinhas no filme? Em Coraline, eles usaram bonecos. É um trabalho bem grande e dedicado não somente para os movimentos chegarem bem perto da realidade, mas os cenários e figurinos também receberam um cuidado especial. Coraline deve ser uma das personagens de stop-motion com o maior guarda-roupa conhecido.
Obviamente, o filme tem um ar mais sombrio e assustador que o livro na minha opinião. Acho que eu sou mais visual, sabem? Curti bem mais que o livro, mas ainda ficou nas três estrelas no Filmow. Mas lembrem-se que é minha opinião e gosto pessoal e não deve interferir nunca na de vocês. Se tiverem vontade de assistir, assistam que é um bom passatempo.