segunda-feira, 23 de junho de 2014

Resenha | Princesa adormecida

Olá, galera! Hoje eu comento sobre o primeiro livro da Paula Pimenta que eu li.

Princesa adormecida
Autora: Paula Pimenta.
Editora: Galera Record.
Páginas: 192.
ISBN: 9788501034205.
Classificação: 3/5.
Capítulo do Livro
Skoob

Sinopse:

Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...

Eu sempre quis ler algum livro da Paula Pimenta. Ela é autora da famosa série Fazendo meu filme e Minha vida fora de série. Pela Galera Record, ela escreveu o conto Princesa pop n'O livro das princesas. Cintia, a Cinderela DJ, faz uma participação em Princesa adormecida.

O livro é uma releitura moderna do conto de A Bela Adormecida. Áurea é uma adolescente de 16 anos, filha de uma mãe brasileira com um descendente real do principado de Liechtenstein. Quando Áurea era criança, Marie Malleville, ameaçou infernizá-la até que ela completasse 18 anos. Para protegê-la, seus pais simularam sua morte e a mandaram viver no Brasil com seus três tios solteirões. Então, Áurea cresce sem saber toda a verdade sobre seu passado, acreditando que seus pais estão mortos.

A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Áurea e ela já começa a história nos falando sobre sua mãe, como tem de acostumar a tratá-la assim após todos esses anos acreditando na morte dela. Eu me senti bastante perdido no tempo da história e não consegui compreender o quanto Áurea sabia de sua vida passada. A verdade é que eu esperava bem mais do livro por ser escrito pela Paula, uma autora que já possui uma boa bagagem profissional. Princesa adormecida possui, pra mim, algumas falhas no enredo que não deveriam existir. Como o fato da realeza, num mundo tão moderno quanto o nosso, simular tantas mortes pra proteger a princesa e não simplesmente colocar, por exemplo, um comboio de segurança para protegê-la de somente uma pessoa.

A escrita da Paula é boa, isso não tem como negar. Ela sabe criar uma narrativa fluída. Meu problema com o livro foi somente com a construção e desenvolvimento da ideia. Há alguns momentos que me fizeram erguer as sobrancelhas de estranhamento, como o que acontece atrás do teatro após a apresentação musical e mais alguns pra frente. São detalhes, como fala de personagens que não me pareceram maduras para o texto de uma autora experiente.

A diagramação é caprichada, não ficando somente textos. Há recortes de jornal, conversas por mensagens de texto. A capa é bonita e as folhas são em papel pólen.

Numa visão total, mesmo com os pontos apresentados, o livro é bacana e vai agradar muito quem procura um livro despretensioso pra se ler numa tarde.

Comprem o livro
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us