quarta-feira, 4 de junho de 2014

Resenha | Caçadores de tesouros

Olá, galera! Hoje eu vou comentar sobre mais um livro juvenil do Patterson.

Caçadores de tesouros
Autores: James Patterson, Chris Grabenstein.
Tradução: Luciana Garcia.
Editora: #irado.
Páginas: 384.
ISBN: 9788581634135.
Classificação: 4/5.
Skoob

Sinopse:

CAÇAR TESOUROS? ENFRENTAR PIRATAS? MOLEZA! ESSA TURMA É RADICAL! Os pais de Bick Kidd são caçadores de tesouros mundialmente famosos, que desapareceram misteriosamente. Agora, Bick e os seus irmãos Beck,Tommy e Tempestade precisam cumprir a última grande missão de seu pai e sua mãe. Mas a vida dos garotos corre perigo agora que eles estão sozinhos no meio do oceano. Junte-se a esta aventura, na mais perigosa e divertida caçada da sua vida!

Eu tenho um pé atrás com os livros do Patterson, sejam eles infantis ou não. Porque eu simplesmente não consigo entender como um nome consegue vender tanto quando suas histórias não são tão bem escritas. Eu não vou nem comentar sobre os co-autores...

Confesso que eu não gosto da série Bruxos e Bruxas (1 e 2). Ao meu ver, a série carece de escrita e enredo criativos. Porém, eu gosto da série Escola (1 e 2), lançada pela Arqueiro, e, por isso, estava com uma certa expectativa em relação a Caçadores de tesouros.

A primeira coisa a se falar é o capricho com que o selo #irado o produziu. O livro tem acabamento em capa dura, título brilhoso, papel pólen e possui ilustrações de Juliana Neufeld recheando suas páginas. Galera, é a coisa mais lindinha de se ver!

Caçadores conta a história de quatro irmãos, filhos de um famoso oceanógrafo e também caçador de tesouros. Bick e Beck são gêmeos de 12 anos. Enquanto Bick tem facilidade com as palavras, Beck tem talento para as artes e ilustra as aventuras vividas por eles. Tommy tem 17 anos, é boa pinta e tem um ar avoado. Já Stephanie, ou Tempestade, tem 14 anos e uma memória excelente que vai ajudá-los bastante em várias situações. Após uma forte tempestade em alto-mar, o pai deles desaparece deixando os filhos sozinho no barco da família. Além de tentarem manter o negócio de caçar de tesouros da família funcionando, os garotos navegarão em busca de respostas sob o desaparecimento do pai e da mãe há alguns anos. Mas não será fácil. Piratas e surfistas malucos aparecerão no seu caminho para atrapalhar seus planos.

A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Bick, enquanto Beck completa a história com ilustrações. Eu senti que houve alguns "vazios" entre cenas. Em alguns momentos, eu estava lendo sobre eles no barco e de repente eu me via lendo sobre outra coisa que parecia não ter ligação alguma com o que li no parágrafo anterior. Caçadores tem ação a todo momento e alguns mistérios vão aparecendo e se revelando no decorrer da história.

É um livro bem diferente de Bruxos e Bruxas quanto à narrativa. Fica na mesma nuance leve e divertida de Escola. É despretensioso como um filme pipocão em que relevamos certas situações absurdas - como crianças sozinhas navegando pelos mares - e acabamos passando algumas horas agradáveis e divertidas.

Observação para mim mesmo: se algum dia eu tiver um navio só meu, não chamá-lo de O Perdido. Porque era exatamente isso que (e onde) nós estávamos: perdidos no mar. Acho que deveríamos estar felizes pelo fato de o papai não ter chamado seu barco de O Afundado, O Submerso ou Titanic II.
Página 24.
Comprem o livro
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us