quarta-feira, 20 de março de 2013

Resenha | Esperando por você

Esperando por você
Autora: Susane Colasanti.
Tradução: Luis Gonzaga Fragoso.
ISBN: 9788581630472.
Páginas: 336.
Editora: Novo Conceito.
Capítulo do Livro
Skoob

Sinopse:

É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek ? o amor da sua vida ? a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?.

Susane Colasanti é a autora do livro Bem mais perto, já resenhado aqui no blog. Se você me acompanha há algum tempo, deve saber que eu não gostei muito do livro anterior da autora. Fiquei realmente impressionado com a capacidade da autora de criar uma história tão sem noção, com uma personagem bem insossa e com um ideal de vida um tanto assustador. Quando a Novo Conceito divulgou que ia lançar mais um livro dela, resolvi dar uma segunda chance para tirar a impressão ruim que eu tive com o primeiro livro. Afinal, já mudei de opinião sobre autores ao dar uma nova chance.

A narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista de Marisa. A autora abusa de coloquialismo em seu texto. Ok, é um livro jovem para jovens, mas chega a ficar irritante ver tantos "tipo" e "tipo assim" em poucas páginas. Para mim, quando ocorre esporadicamente nos diálogos não chega a ser um problema, mas na narrativa demonstra pobreza. Se a autora fez isso com a intenção de aproximar a linguagem dos jovens, ela subestimou a inteligência de seus leitores. Subestimou, ainda, a capacidade das pessoas de acreditar no amor. A garota dá seu primeiro beijo e já sente que o cara é especial, único, que não existe mais ninguém além dos dois quando estão se beijando (página 145). Eu até relevaria essa imaturidade da personagem por conta de seu distúrbio de ansiedade...

Mas é aí que a autora peca e não aproveita a chance de desenvolver uma boa história. Há vários distúrbios de ansiedade, como transtorno obsessivo-compulsivo e fobia social. Quando um dos distúrbios, ou um conjunto deles, se agrava pode levar a pessoa a ter depressão. Não daria uma ótima história se ela focasse na garota se recuperando ou lutando para vencer seu distúrbio para se tornar uma pessoa melhor? Mas a autora preferiu o clichê: a garota que não é tão especial assim se apaixona por dois caras e tem de se decidir por um deles.

(...) Às vezes, quando estou estressada, volto aos meus velhos livros da Judy Blume, da época do ensino fundamental, ou a reprises de programas aos quais eu assistia quando estava no 6º ano. Eles me lembram de como eu era antes de minha vida ficar tão complicada. E me dão esperança de que, um dia, talvez eu consiga recuperar aquela tranquilidade.
Página 82.

As personalidades de Derek, um surfista boa pinta e popular, e Nash, um nerd quieto no seu canto, já nos fazem imaginar aonde a autora nos levará com essa história. Junte-se a isso o fato de Marisa não ver potencial amoroso em Nash. Afinal, que garota em sã consciência ia querer um cara nerd, que a respeita e é romântico?

Susane insere um pequeno mistério no livro. Há um programa online apresentado por um cara chamado Dirty Dirk, em que ele dá alguns conselhos para os adolescentes falando de forma bem próxima deles. Como se fosse um deles. Eu não sei o costume de ler muito me fez adivinhar quem era a pessoa logo de cara ou se a autora não fez questão de trabalhar melhor a coisa; logo na primeira, ou mais tardar segunda, aparição desse personagem misterioso dá para saber quem é.

Apesar de tudo isso, eu gostei do livro e se aparecer outro da Susane por aqui eu vou querer lê-lo. Se você leu Bem mais perto e não curtiu, dê uma nova chance à autora com Esperando por você.

- Ouça bem, cara - diz Dirk -, estamos todos afundando no mesmo barco. Estamos todos entediados, desesperados e à espera que algo aconteça. Esperando que a vida melhore. Esperando que as coisas mudem. Esperando que aquela pessoa em particular finalmente preste atenção em nós. Estamos todos à espera.
Página 47.



Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us