sábado, 12 de novembro de 2011

Resenha | Fablehaven - onde as criaturas mágicas se escondem

Fablehaven - onde as criaturas mágicas se encondem
Autor: Brandon Mull
Tradução: Alexandre D'Elia.
Páginas: 362.
ISBN: 9788561384982.
Editora: Rocco.
Skoob: aqui.
Primeiro capítulo: Férias obrigatórias.

Sinopse:

Durante séculos, criaturas místicas foram reunidas em um refúgio oculto chamado Fablehaven. Um verdadeiro santuário que existe para impedir a extinção de gnomos, fadas, bruxas e todo tipo de seres encantados, cercado e protegido por antigas leis. Porém, quando os irmãos Kendra e Seth vão passar as férias na fazenda da família, eles não imaginam os segredos que aquelas terras guardam, e muito menos que seu avô é o atual administrador desta floresta mágica, alterando a ordem do lugar e mexendo com poderosas forças do mal.

Fablehaven faz bem o estilo de história que eu gosto de ler: um mundo mágico escondido dos olhos mundanos e muitas encrencas para aqueles que não estão acostumados a ele. Fiquei muito feliz quando a Rocco cedeu o exemplar para resenha no blog. 

Quando os irmãos Kendra e Seth são levados, pelos pais, para a imensa propriedade dos avôs Sorenson, eles esperavam que aquelas duas semanas fossem bem estranhas. Mas não tanto. Afinal de contas, vovô e vovó Sorenson não costumavam convidar ninguém para passar uns dias com eles. Mas quando eles chegam lá, o vovô já impõe a lei: eles não devem entrar na floresta enorme que cerca a propriedade, pois é muito perigoso. E tmabém não devem se aproximar do celeiro. Embora Kendra seja sensata e prefira obedecer as regras, Seth já é mais traquinas e acaba descobrindo uma estranha choupana no meio da floresta. E, é claro, uma estranha mulher lá dentro, roendo os nós de uma corda suja e ensanguentada.

"Ao contrário de seu irmão menor, Kendra não desobedecia as regras com naturalidade. Ela estava em todas as turmas mais adiantadas da escola, tirava quase sempre as notas máximas, mantinha o quarto arrumado e constantemente se dedicava às aulas de piano. Seth, por outro lado, só tirava notas ruins, deixava de fazer os deveres de casa rotineiramente e com frequência era advertido e colocado de castigo." 
Pág. 61.

Enquanto Seth se arrisca a descobrir as coisas na propriedade, Kendra se empenha em resolver um enigma oferecido pelo vovô. Ela tem que descobrir o que três chaves abrem dentro do quarto de jogos em que eles estão. Quando Kendra finalmente consegue resolver o mistério, algo capaz de fazer com que seus olhos se abram ao mundo ao redor lhe é oferecido.

A narrativa do livro é feita em terceira pessoa, mas é contada dando a impressão de que o narrador faz parte da história. Embora alguns personagens tenham seus nomes citados, muitas vezes aparecem como "vovô/vovó". Muitas criaturas mágicas aparecem durante a história, mas as que têm mais destaque são as fadas. O legal é que as criaturas mágicas fogem do que hoje é comum de se ver por aí. Elas são mais fiéis às raízes das mitologias de onde vieram: fadas são vaidosas, bruxas são más.

A história é bem gostosinha de ler. Grande parte do livro se trata de descoberta, dos irmãos conheceram a reserva Fablehaven. A ação está mais focada em dois momentos da história, mas são momentos excelentes. Acho que a única coisa que me incomodou foram alguns diálogos contínuos, sem verbos de ação ou com indicação de qual personagem falava. Mas foram bem poucos. 

O livro é bem infantojuvenil mesmo. E quem gosta de aventuras e criaturas mágicas vai gostar bastante dessa série. Sim, Fablehaven - onde as criaturas mágicas se escondem é uma série de, até então, cinco livros lançados nos EUA. No Brasil, atualmente conta com dois. O segundo é "Fablehaven - A Ascensão da Estrela Vespertina", que logo deve ser resenhado aqui!


Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us