quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Resenha | Nada é para sempre

Nada é para sempre
Autora: Ali Cronin.
Tradução: Rita Sussekind.
ISBN: 9788565765053.
Páginas: 272.
Editora: Seguinte.
Conto 0,5: Noite das Garotas. 
Capítulo do Livro
Skoob


Sinopse:

Cass é a namorada fiel. Ashley não leva nada a sério. Donna é festeira. Ollie é mulherengo. Jack é esportista. Rich talvez seja gay. Mas e Sarah? Os amigos sempre tiram sarro dela por ser certinha demais, mas ela só está esperando pelo cara certo e agora tem certeza de que o encontrou. Será que ele sente a mesma coisa? Ou tudo não passa de uma paixão de verão? Acompanhe o emocionante último ano de escola de quatro garotas e três garotos de dezoito anos.

Garota <3 Garoto é uma série jovem da Editora Seguinte que vai abordar vários temas relacionados à juventude, como sexo, amizade e drogas. Nada é para sempre é o primeiro de seis livros. A Editora Seguinte tem previsão de lançar as continuações a cada quatro meses, com os contos que precedem os livros. Então, se preparem para conhecer Sarah, Cass, Donna, Ashley, Ollie, Rich e Jack, o grupo de amigos ingleses que protagonizam os livros de Ali Cronin.

(…) Sabe quando você começa em uma escola nova e se relaciona com todo mundo, mas só descobre seus amigos verdadeiros com o tempo? Isso não aconteceu conosco. Nós nos encontramos logo, como se fosse coisa do destino.
Pág. 19.

A série Garota <3 Garoto fica entre a caretice de Crepúsculo e 50 tons de cinza, mas é algo próprio. Diferentemente dos outros eróticos, este não me incomodou porque o sexo na adolescência é descoberta. Mas na fase adulta deveria ser algo maduro e não somente fantasioso e bobo. Nada é para sempre gira em torno de uma garota chamada Sarah, que tem 17 anos e passou as férias de verão na Espanha com sua família.

Na Espanha, Sarah conhece um jovem chamado Joe. Ele é universitário e mora em Londres. Os dois têm um amor de verão, mas Sarah quer levar isso mais pra frente quando voltam para a Inglaterra. Mas acontece que Sarah mora em Brighton, que fica a algumas horas de distância de Londres.

Eu gostei bastante do livro, apesar da Sarah ser uma tonta e não perceber as intenções de Joe mesmo com os amigos jogando na cara dela. A garota está experimentando o primeiro amor e isso a deixa deslumbrada; a menina certinha começa a mentir para encontrar o namorado, viajando para Londres algumas vezes somente para ter noites de sexo com o cara. Dá para imaginar aonde o livro vai chegar e o próprio nome dele dá uma sugestão.

Ali Cronin poderia ter desenvolvido um pouco mais a história dos outros amigos de Sarah, mas suas personalidades são bem mostradas nos preparando para as continuações. Alguns personagens possuim carisma e personalidades para agradar bastante nos próximos livros.

O livro tem começo, meio e fim; e narrado em primeira pessoa, portanto é preciso relevar um pouco da personalidade da Sarah ou buscar entender seus motivos para gerar uma empatia e a leitura fluir mais prazerosa.

'Você é muito linda, não é?', ele declarou simplesmente. Presumi que fosse uma pergunta retórica. O que eu deveria dizer? Bem, como você pode perceber, não sou muito linda. Mas, com a luz certa, até que sou bonitinha? Fiquei quieta e sorri. Parece que mesmo que saiba que um elogio não é verdadeiro, ele pode deixar você feliz.
Pág. 17.

Gostei bastante da diagramação do livro. Sou sempre a favor de livros 14x21, pois são mais fáceis de manusear. A capa é soft touch - vocês já sabem que esse tipo de capa é o mesmo da série Fallen, né? O papel é pólen e a fonte tem um bom tamanho de leitura. Pode causar um pouco de estranheza os diálogos serem traçados por aspas e não travessão. O livro fica bem bonito na estante.

Nada é para sempre me lembrou um pouco a série inglesa Skins - a autora chegou a escrever um livro sobre a série de tevê. Skins possui jovens aparentemente sem orientação que só querem saber de curtir o momento e esquecem muitas vezes que há coisas mais importantes na vida. Mas a adolescência/juventude é isso: um período confuso, para se descobrir e experimentar. O negócio é saber que há consequências e estar preparado para aguentar o que vier. E é um pouco disso que a gente começa ver neste primeiro livro da série.

Comentários (5)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Oi Tiago!
Eu não estava dando nada por esse livro, juro. Eu estou um pouco saturada desse estilo, ainda mais assim, por isso não resolvi ler. Mas você falou que o livro é bom! Então, eu acho que vou dar uma chance! =O kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Beijos!
1 resposta · ativo 631 semanas atrás
Oi, Aline!

O livro tem um pouco de sexo e tal, mas não é o foco principal. Pelo menos, eu não achei. Ele trabalha mais é os comportamentos dos adolescentes, dúvidas e descobertas, sabe? Gostei bastante e quero continuar a série.

Abraço!
Oi, Suh!

Leia, é um livro que tem sexo mas não foca nele como assunto principal. Ele acontece e tal, mas a autora aborda muito mais coisas, como descobertas, dúvidas, amores etc. É bem legal. A editora tem plano de lançar os próximos de 4 em 4 meses. O segundo, acho que sai em março.

Abraço!
ameiii a dica , esse eu ainda não conhecia achei uma otima dica obrigada *-*

Postar um novo comentário

Comments by

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us