segunda-feira, 8 de junho de 2015

Resenha | Corações de Alcachofra

E, aí, galera, beleza?

Depois da linda edição de A Pequena Alice no País das Maravilhas, temos a belíssima capa de Corações de Alcachofra, da Sita Brahmachari.

A autora, que é inglesa e tem origem também indiana, traz pra gente a Mira, uma adolescente bem madura pra quem tem 12 anos. No livro a gente passa a acompanhar a vida de Mira através de seu diário. Vamos conhecer um pouco mais sobre a história?



Sinopse | História

Mira Levenson tem 12 anos e raros momentos de tédio. Mas não imaginava que seria obrigada a lidar com um sentimento totalmente novo e possivelmente o mais difícil de sua vida em meio a todo esse turbilhão: sua avó, Josie, uma excêntrica e animada pintora, está com câncer, e pretende encarar a última fase da vida como sempre encarou tudo, de cabeça erguida e com bom humor. Enquanto tenta lidar com o que está por vir (com a ajuda de seu presente de aniversário, um diário), Mira vai descobrindo que não é a única com segredos e, aos poucos, compreende que, assim como um coração de alcachofra, nosso próprio coração sempre tenta proteger a parte mais preciosa.

Impressões

Corações de Alcachofra não é o tipo de livro que eu costume buscar para ler. E eu comecei a ler com expectativas lá em baixo, imaginando que não gostaria dele. Mas o livro me surpreendeu positivamente.

Logo no início, temos mira, com 12 anos recém completados vivendo sua vida sem sobre-saltos, até que primeiro: ela menstrua. Segundo: a avó dela sofre de câncer e ela tem que lidar com a despedida forçada de uma pessoa tão querida.


No decorrer da narrativa a avó de Mira dá a ela um colar de prata com um pingente com o formato de coração de alcachofra. Ela explica que nós ao longo da vida vamos adicionando várias capas ao redor do nosso coração, conforme vamos nos machucando, no intuito de sentir menos dor. Contudo, em consequência disso, deixamos também de sentir o afeto.
Essas camadas externas mais duras lhes impedem de sentir muitas coisas, então as pessoas vivem com seus pequenos coraçõezinhos endurecidos que não podem ser tocados por ninguém. É claro que há pessoas que não tem escolha; elas simplesmente nunca aprendem a se proteger... Isso pode ser uma bênção ou um fardo. (página 42).
A autora desenvolve a história através de um diário em que Mira conta o seu dia a dia. A princípio, nada demais, uma vida normal. É um livro que não vai trazer muitas alterações na narrativa, tampouco um plot twist.

O interessante do livro se encontra no modo como Mira se porta diante da iminente morte de sua avó e ainda, como sua própria avó lida com a chegada do fato inevitável, que é a morte. E como ela (Mira) lida com isso no momento em que ela passa por mudanças no seu corpo, como a menstruação.

Por sugestão da professora da aula de Literatura que visa ensinar os alunos a escrever um livro, Mira começa a escrever um diário. Nele, a personagem vai descrevendo seu dia a dia, desde o início do romance com Jidé, colega de classe. Até o desenvolvimento de sua amizade com sua melhor amiga. Sem, é claro, deixar de relatar como lida com a proximidade da morte de sua avó.

Confesso que apesar de iniciar com expectativas baixas, o livro no início me trouxe uma grata surpresa, mas um desfecho não tão empolgante. Por se tratar de uma história muito simples, o desfecho é bem previsível. Mas ainda assim, muito bonito.

Em relação a forma como o texto é escrito, não há do que reclamar. O texto flui bem e de maneira muito simples. Entretanto, o processo de revisão deixou a desejar no início do livro, com alguns erros de acentuação como em "chalé" e "está". Estas duas palavras por exemplo ficaram com acento faltando em duas ou três ocasiões no início do livro. Mas apesar disto, não houve prejuízo para o entendimento da história.

Autor: Sita Brahmachari.
Tradução: Camila de Mello Santos.
Editora: Galera Record (Selo Galera Júnior).
Páginas: 320.
ISBN: 978-85-01-09791-0.
Classificação: Literatura Estrangeira; Romance.
Skoob
Comprem o livro: Nobel | Submarino | Saraiva.



Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us