sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Resenha|Sorteio: Mentirosos

Mentirosos
Autora: E. Lockhart.
Tradução: Flávia Souto Maior.
Editora: Seguinte.
Páginas: 272.
ISBN: 9788565765480.
Classificação: 4/5.
Capítulo do Livro
Skoob

Sinopse:

Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu. "Emocionante, bonito e devastadoramente inteligente, 'Mentirosos' é absolutamente inesquecível." - John Green, autor de "A culpa é das estrelas" "Uma história assombrosa sobre como as famílias vivem suas próprias mitologias. Triste, maravilhosa e real." - Scott Westerfeld, autor de "Feios"

Uma mistura de sentimentos contraditórios é o que aguarda aqueles que chegarem ao final de Mentirosos. Eu o terminei simplesmente chocado com a reviravolta apresentada pela autora na quarta parte do livro e fiquei me perguntando como - COMO?! - eu não percebi aquilo enquanto lia.

Eu tive a oportunidade de ler a prova de Mentirosos antes do lançamento nacional, que ocorre em 10 de outubro. Estava com uma certa expectativa por conta da leitura de O histórico infame de Frankie Landau-Banks, também da mesma autora. Mas o que eu encontrei neste livro foi algo completamente diferente do que eu esperava.

Durante os verões, os Sinclair se reúnem na ilha da família. No verão de seu décimo quinto aniversário, Cadence sofre um acidente em circunstâncias misteriosas que faz com que ela tenha perda de memória seletiva, depressão e fortes dores de cabeça. Dois anos após o acidente, ela resolve voltar à ilha pra tentar entender o que ocorre daquela vez e rever seus amigos, os Mentirosos, com quem não manteve contato durante esse longo período. Isso porque eles somente se falavam quando estavam na ilha. Durante todos os outros meses, cada um seguia com sua própria vida.

Acontece que a volta à ilha não traz toda a tranquilidade que Cadence esperava; suas enxaquecas aumentando a cada fragmento de memória recuperada.

Vocês conseguem perceber como uma experiência de leitura é intensa quando a pessoa não entende nada do que lê no começo, sente vontade de não seguir em frente por conta disso e mesmo assim não tem coragem de colocar o livro de lado. Mais ainda: quando chega uma parte da história bem inesperada que começa a atiçar a curiosidade de tal forma que a pessoa percebe outras camadas na escrita e vê as peças se encaixando de tal modo que se sente bobo por ter sido tão brilhantemente enganado pela autora. Essa pessoa sou eu.

E. Lockhart usa uma narrativa muito diferente da apresentada em Frankie. Com frases curtas e uma cadência poética, ela vai nos inserindo na mente de Cadence até ficarmos envolvidos a ponto de não querermos largar o livro até chegar ao final.

Mentirosos não é só a história de Cadence Sinclair, embora seja contado pelo ponto de vista dela. É também a dissecação do modo de viver de uma família que, aos olhos do mundo, deveria ser a mais perfeita, mas que atrás dos muros, portões fechados e longe do olhar alheio revela a face gananciosa e vaidosa.

Permitam-me dizer que é um livro muito doido. Um doido positivamente surpreendente!

A família se refere a nós quatro como os Mentirosos, e é provável que mereçamos. Temos quase a mesma idade, e todos fazemos aniversário no outono. Quase todos os anos causamos problemas na ilha.
Página 18

Comprem o livro
Concorram ao livro
O sorteio começa dia 13/10 e termina dia 07/11.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us