quarta-feira, 9 de abril de 2014

Resenha | Laços de Sangue

Olá, galera! Hoje eu vou comentar sobre o primeiro livro do spin-off de Academia de Vampiros.

Laços de Sangue - Bloodlines #1
Autora: Richelle Mead.
Tradução: Ana Ban
Editora: Seguinte.
Páginas: 430.
ISBN: 9788565765152
Classificação: 4/5.
Skoob

Sinopse:
.
Sydney estava encrencada. Em sua última missão, ela tinha ajudado a dampira Rose Hathaway a escapar da prisão, e essa aliança foi considerada uma traição grave, já que vampiros e dampiros são criaturas terríveis e antinaturais, ameaças àqueles que os alquimistas devem proteger - os humanos. Com sua lealdade colocada em questão, Sydney se sente obrigada a voluntariar-se para uma tarefa nada agradável - ajudar a esconder Jill Dragomir, uma princesa vampira que está sendo perseguida por rebeldes que querem o poder. Caso ela seja capturada e assassinada, a rainha Lissa ficará sem nenhum parente vivo e, como manda a lei, terá de abdicar do trono - o que culminará numa guerra civil tão sangrenta no mundo dos vampiros que certamente afetará a humanidade.

Eu nunca li nada da autora Richelle Mead. E ela tem uma boa quantidade de livros lançados no Brasil. A Companhia das Letras, através do selo Paralela, lançou O tabuleiro dos deuses, primeiro livro da série A Era de X; e pela Seguinte, a série Bloodlines. Eu tinha uma certa expectativa em relação à autora devido aos comentários muito elogiosos que algumas pessoas que conheço fazem dela. Ao terminar a leitura de Laços, eu percebi que ela é realmente uma autora muito boa. Mas eu tive minhas dúvidas no decorrer da leitura.

Em primeiro lugar, cheguei a pensar que não ia sentir vontade de continuar a série . Isso por que o começo do livro é um pouco parado e sem motivos para algumas coisas acontecerem. O ponto principal é proteger Jill Dragomir, uma princesa vampira que corre o risco de ser atacada porque sua irmã, Vasilisa, foi escolhida rainha e isso gerou algum desentendimento entre os vampiros. Para protegê-la, os alquimistas enviam Sydney Sage para viver com ela numa escola como se fosse sua irmã.

Eu me questionei bastante se ela realmente precisava de tanta proteção, porque, ao meu ver, não houve um momento sequer, até pelo menos metade do livro, que justificasse essa proteção. Mas aí a revelação sobre o tal laço é feita e o livro ganha outro ritmo e um novo gás.

Enquanto protege Jill, Sydney percebe um estranho rebuliço entre os alunos a respeito de um lugar que faz tatuagens que prometem afetar o tatuado de alguma forma. Normalmente, melhorando seu desempenho físico e intelectual. Mas Sydney não entende como uma tatuagem comum poderia fazer isso e suspeitas começam a surgir em sua mente. Eu achei confuso de entender esse lance das tatuagens no começo, estava perdido igual Sydney porque ninguém explicava muita coisa. E essas explicações vêm quando Sydney resolve correr atrás delas.

Acredito que eu teria aproveitado bem mais a leitura se eu conhecesse a história de Academia de Vampiros. É possível ler sem pegar spoilers da outra série? Não, porque eles estão ali em vários momentos e a personagem simplesmente não teria como ignorar o que aconteceu. E foi justamente por causa disso que eu acredito não ter aproveitado mais algumas coisas.

Por exemplo, ser impactado com a presença de algum personagem que teve algum conflito bem mais desenvolvido e intenso, acredito, em Academia de Vampiros e que volta a aparecer em Laços de Sangue. Em Laços, o que houve entre alguns personagens é citado, mas não senti que a autora conseguiu mostrar toda a carga emocional necessária para me deixar aflito com os embates.

O que me fez curtir a história de Richelle Mead foi que tudo o que parecia não ter sentido no começo do livro foi se juntando para revelar algo surpreendente no final. Gosto muito quando sou surpreendido por um autor e do meio para o final as surpresas vêm várias vezes.

Sabem aquilo que eu disse sobre não sentir vontade de continuar a ler a série? Esqueçam, foi uma grande bobagem da minha parte.

A editora Seguinte já lançou O Lírio Dourado. O terceiro volume da série, O Feitiço Azul, tem previsão de lançamento para o final de abril.

(...) Você não sabe o que é amar alguém daquele jeito e depois pegarem esse amor e jogarem de volta nma sua cara...
Página 218.
Comprem o livro
.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us