terça-feira, 1 de abril de 2014

Como você era há dez anos?

Esses dias, eu estava assistindo tevê e me deparei com um assunto bem legal no Encontro, o programa da Fátima Bernardes. Ela e os convidados falavam sobre em qual momento da vida estavam há dez anos e como o tempo os modificou de lá para cá. Não apenas as mudanças físicas, mas também sobre aquelas que ocorrem dentro da gente.

Em 2004, eu tinha 16 para 17 anos. Eu faço aniversário no meio do ano. Estava no meu último ano do ensino médio e um pouco assustado com o que aconteceria quando terminasse a escola. Qual adolescente não fica pensando sobre o futuro e não junta um monte de outras dúvidas àquelas comuns da idade? 2004 não foi um ano fácil pra mim por causa de alguns motivos. E eu percebi que seria uma dureza durante as férias de final de ano que passei no Rio de Janeiro.

Sabe quando um sentimento de solidão tão forte toma conta? Eu me vi praticamente desesperado para que as aulas começassem e eu visse outras pessoas. Sim, eu queria que as férias acabassem para voltar a estudar. Olhando para aquela época, eu fico imaginando se o meu ano não foi tão bom porque eu tentei fazer em um tudo o que não fiz em dois. A sensação de que minha adolescência chegava ao fim e eu não fora adolescente o suficiente e já tinha que me preparar para embarcar num navio rumo a um mundo completamente novo...

Eu sei que há dez anos eu não conseguia me imaginar onde eu estaria uma década depois. Por exemplo, eu jamais imaginaria que ia ter um blog que durasse tanto tempo quanto este. A verdade é que eu fui ter meu primeiro computador quando eu comecei a trabalhar, num emprego que eu fui praticamente empurrado, em 2005. De lá para cá, foram vários outros empregos e um arrependimento enorme por não ter começado a estudar mais cedo numa faculdade ou mesmo curso técnico. Quem sabe hoje a minha vida fosse completamente diferente do que ela?

Eu não sei como vocês, leitores, chegaram até essa postagem. Mas se você for um adolescente terminando a escola e estiver morrendo de dúvidas sobre o que fazer da sua vida quando partir pra corrida rumo a essa maratona chamada "vida adulta", pare um pouco e pense bastante. Se possível, vá caminhar numa praia, num parque ou mesmo na rua. Ou coloque fones de ouvido, deite na cama e feche os olhos.

Ser adulto não é fácil, mas não temam essa etapa da vida. Sabem por quê? Porque viver é estar disposto a enfrentar o mundo, ater-se às coisas boas e estampar um sorriso no rosto a cada pequena vitória alcançada. Vocês vão ficar nervosos quando arrumarem o primeiro emprego, mas também terão um puta orgulho por terem conseguido. Se passarem numa faculdade, a ansiedade para começá-la será enorme. Mas se não passarem, não fiquem aborrecidos durante muito tempo. Curtam a fossa, depois respirem fundo e, assim como um jogador que não sabe se vai acertar ou não o pênalti, tentem marcar mais um gol.

Mantenham próximos de vocês aquelas pessoas com quem você mais se identificou. Os amigos da escola seguirão cada um para um lado e é provável que vocês pouco se esbarrem. Mas se houver apenas um andando ao seu lado, você se sentirá forte. E mesmo se não houver algum, abrace-se à sua família como nunca.

Cada coisa nesse mundo tem seu tempo para ocorrer, quer vocês acreditem nisso ou não. Mas não quer dizer que você não pode mexer os pauzinhos e dar uma forcinha para a vitória e satisfação virem mais cedo.

Como vocês eram e onde estavam há dez anos? Ou onde vocês esperam estar daqui a uma década? Deixem seus comentários e vamos conversar um pouco! 
Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us