quarta-feira, 19 de março de 2014

Resenha | A Quase Honrosa Liga de Piratas - O Tesouro da Encantadora

Olá, galera! Meus comentários de hoje são sobre um livro jovem bem divertido!

AQHLP - O Tesouro da Encantadora
Autor: Caroline Carlson.
Tradução: Ricardo Gouveia.
Editora: Seguinte.
Páginas: 400.
ISBN: 9788565765312.
Classificação: 4,5/5.
Skoob

Sinopse:

Há muitos anos, quando objetos mágicos eram tão comuns quanto panelas nos lares de Augusta, a magia era controlada por uma feiticeira muito poderosa: a Encantadora das Terras do Norte. Certo dia, cansada de sofrer ataques de cidadãos que queriam usar os poderes de maneira ilícita, ela resolveu se vingar: recolheu a maioria dos itens mágicos do reino e desapareceu, deixando os cidadãos sem notícias de seu paradeiro nem desse magnífico tesouro. Anos depois, quando Hilary Westfield decidiu que queria ser pirata, nem imaginava que estava prestes a participar da caça ao maior tesouro de todos os tempos. Afinal, tudo o que a preocupava era fugir da Escola da Senhorita Pimm para Damas Delicadas, onde as jovens da alta sociedade aprendiam a valsar, desmaiar e se comportar à mesa. Hilary não via utilidade nenhuma naquelas lições e queria se juntar à Quase Honrosa Liga de Piratas. Qualificações não lhe faltavam, mas a Liga não admitia garotas em sua equipe de algozes e pilantras. Decidida a partir para alto-mar a qualquer custo, Hilary responde ao anúncio de um pirata autônomo em busca e membros para sua tripulação. De repente, ela se vê no meio de uma aventura marítima em busca do tesouro mais valioso do reino: o tesouro da Encantadora. Para encontrá-lo, ela contará com um mapa sem X e precisará enfrentar o vilão mais traiçoeiro — e surpreendente — de todos os mares.

Eu já comecei a me divertir com a leitura de A Quase Honrosa Liga de Piratas logo nas primeiras páginas do livro, quando os piratas falam sobre o que os aterrorizam mais do que tudo nessa vida. E não é para menos, porque não é todo dia que eles recebem uma inscrição de uma garota. Muito menos ainda da filha do Almirante da Marinha Real de Augusta James Westerfield.

A história

Hillary é uma garota bastante corajosa e determinada. Tudo o que ela mais quer nessa vida é ser uma pirata e partir em aventuras pelos mares e não ir para a Escola da Senhorita Pimm para Damas Delicadas, onde toda a sua impetuosidade seria transformada em boas maneiras e outras qualificações completamente desnecessárias para uma pirata. Infelizmente, seu pai a força a ir para a escola da Srta. Pimm após um estranho roubo ocorrido na casa deles. Mas quem disse que Hillary se conformou com isso?

Enquanto tenta passar pela educação na escola, Hillary descobre que um pirata está recrutando membros para sua tripulação para uma busca cercada de mistérios a bordo do navio Pombo. Com o apoio de sua amiga Claire, Hillary acaba embarcando numa viagem em alto-mar cheia de aventuras, magia, lutas de espadas e descobertas que vão fazer com que ela olhe para tudo com outros olhos.

Desenvolvimento

Desde que eu soube que a Seguinte ia lançar esse livro, eu fiquei bastante curioso para lê-lo. Uma das melhores coisas que pode acontecer é um livro superar as expectativas quando estamos a tanto tempo esperando por ele. Fiquei muito feliz por ter sido um dos sorteados para receber a prova antecipada para leitura e poder compartilhar essa história muito bacana criada por Caroline Carlson.

A narrativa é em terceira pessoa e acompanhamos o ponto de vista de Hillary. Ela é uma personagem que não deixa a história ficar parada muito tempo. A gente percebe isso logo no começo e continua até nas últimas páginas do livro. Já li histórias em que os personagens mal descansavam e já estavam correndo para outra coisa e isso me incomodou, mas em O Tesouro da Encantadora a autora soube dosar isso muito bem. A história flui, fica empolgante e quando a gente percebe já acabou.

É um tanto curioso que a figura feminina tenha muita importância nessa história, mas aquela que deveria ser o espelho para Hillary fica bastante escondida dentro de casa. A mãe dela tem uma pequena participação na história se comparada com a da Encantadora, uma mulher que controlava a magia do reino no passado, e a governanta Srta. Greyson.

Conclusão

Há livros que nos envolvem tanto durante a leitura que a gente fica cego pra suas falhas, que só percebemos quando terminamos de lê-los. Mas prometo pra vocês que não foi o caso com este. Eu terminei a leitura querendo mais. Estou doido para ver o livro finalizado, tenho certeza que vai ficar muito bonito. Já mesmo a prova tem uma diagramação bem trabalhada.

O lançamento está previsto para o dia 31 de março.

E por que não ela não poderia ser pirata? Ela já era uma maruja melhor do que a maioria dos rapazes que trabalhavam na Marinha Real com seu pai, e se importava mais com duelos de espada e tesouros perdidos do que com costurar anáguas e ter bons modos.
Página 21.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us