segunda-feira, 3 de março de 2014

Resenha | Contos da Seleção - O Príncipe e O Guarda

Olá, galera! Hoje eu vou comentar sobre o livro de contos da distopia A Seleção.

Contos da Seleção - O Príncipe e O Guarda.
Autor: Kiera Cass.
Tradução: Carolina Vigno Maru.
Editora: Seguinte.
Páginas: 257.
ISBN: 9788565765329.
Classificação: 4/5.
Skoob

Sinopse:

Os dois contos que se passam no universo criado por Kiera Cass, autora da trilogia A Seleção, agora estão disponíveis em edição impressa. Em “O Príncipe e O Guarda”, o leitor pode acompanhar de perto os pensamentos e emoções dos dois homens que lutam pelo amor de America Singer. O livro possui trecho de A Escolha, desfecho da trilogia, além de uma entrevista com a autora e material inédito.
Para quem ainda não sabe, A Seleção é um conto de fadas distópico. No futuro, os EUA não existem mais e o país passou a se chamar Illéa e vive sob um novo regime político baseado na monarquia. Quando o príncipe de Illéa atinge a maioridade, um evento acontece para que ele encontre sua futura esposa. Este evento é chamado de A Seleção. Trinta e cinco garotas são sorteadas, ou selecionadas, para passar um tempo no castelo e lutar pelo coração do futuro rei.

O Príncipe

(...) E se fosse maravilhoso conhecer essas garotas? E se todas fossem encantadoras, divertidas e lindas?
Página 46.

O conto sob o ponto de vista de Maxon vai apresentar um príncipe diferente daquele que vemos no livro A Seleção. Eu não sei vocês, mas lendo o primeiro livro eu fiquei com a impressão de que Maxon fosse mais seguro sob suas ações. Ele é o príncipe do país, o prêmio para uma daquelas 35 garotas e aparentemente não tem motivo para se sentir inseguro, certo?

Mas a gente acaba descobrindo que Maxon teve uma grande amizade com Daphne, princesa da França. E os sentimentos que a jovem nutre por eles são maiores do que ele pensa. Ela chega a confrontá-lo sobre isso. E eu fiquei com algumas dúvidas a respeito do que ele realmente queria. É neste conto que a gente descobre um pouco mais sobre os bastidores do evento, como ele é organizado e as motivações que algumas escolhas trazem.

Para ler O Príncipe, é necessária a leitura de A Seleção. O conto ocorre momentos antes do evento começar e, nesta versão impressa que tem um final estendido, termina pouco tempo após as selecionadas já estarem no castelo. 

O Guarda

(...) Fazer as pessoas sofrerem é uma arte - e o palácio parecia tê-la dominado.
Página 103.

A primeira coisa que eu quero dizer para vocês é: eu não tenho nada contra o Aspen. O cara foi extremamente corajoso - ou estúpido dependendo do ponto de vista - ao "permitir" que America fosse para a Seleção. Como se isso não bastasse, ele acaba trabalhando no castelo como guarda logo no período do reality show. Ver a ex/atual/futura namorada sendo cortejada por um príncipe não deve ser nada fácil.

Neste conto, a gente não tem apenas o ponto de vista de Aspen sobre a Seleção embora o conto seja narrado apenas por ele. É legal acompanhar a visão dos empregados do castelo sobre os acontecimentos e como alguns parecem se sentir assustados com a atenção que algumas das selecionadas dispensam a eles. Por exemplo, America ser muito atenciosa enquanto outras são extremamente desagradáveis com as pessoas que estão ali para cuidar de suas necessidades. A gente percebe que há um pequeno clima de romance no ar que Aspen não pega ou não quer se atentar por conta de seus sentimentos por America.

Eu sinto que o Aspen se preocupa mais com America que o próprio Maxon. Claro que Maxon tem motivos bem válidos para não ficar dando atenção especial para uma ou outra selecionada. Por causa de certos acontecimentos em A Elite, ele faz de tudo para estar por perto e cumprir uma promessa que fez aos pais da garota.

Para ler O Guarda, é preciso ler A Elite. Acontecimentos muito importantes do segundo livro são citados aqui.

Concluindo

No final, há um trecho de A Escolha que eu optei por não ler para não ficar muito curioso sobre o que esperar. Há, também, alguns extras. Eu gostei da entrevista com a autora, porque ela revela sobre a inspiração para escrever a história e o motivo de algumas personagens terem o nome que tem.

Eu não sei se torço para America terminar com Maxon ou Aspen. Eu acredito que cada um dos caras tem seu defeito, mas America também não é perfeita. A garota é bastante indecisa no que quer e parece não aceitar muito bem que os caras continuem a viver a vida deles, dando uns beijos e uns pegas por aí. A verdade é que eu torço para America terminar sozinha e Maxon e Aspen ficarem com alguma das selecionadas. Eu sei que isso não faz o menor sentido, mas sonhar não custa nada.

Compre o livro:
.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us