sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Resenha +18 | Paixão sem limites

Olá, pessoal! Hoje eu vou comentar sobre o primeiro livro de uma trilogia bastante aguardada. É, também, minha primeira experiência com um livro da categoria new adult, ou novo adulto. Mas, afinal de contas, o que é um new adult?

Paixão sem limites
Autor: Abbi Glines.
Tradução: Fernando Abreu.
Editora: Arqueiro.
Páginas: 192.
ISBN: 9788580412208.
Capítulo do Livro
Skoob

Sinopse:

Blaire Wynn não teve uma adolescência normal. Ela passou os últimos três anos cuidando da mãe doente. Após a sua morte, Blaire foi obrigada a vender a casa da família no Alabama para arcar com as despesas médicas. Agora, aos 19 anos, está sozinha e sem lugar para ficar. Então não tem outra escolha senão pedir ajuda ao pai que as abandonara. Ao chegar a Rosemary, na Flórida, ela se depara com uma mansão à beira-mar e um mundo de luxo completamente diferente do seu. Para piorar, o pai viajou com a nova esposa para Paris, deixando Blaire ali sozinha com o filho dela, que não parece nada satisfeito com a chegada da irmã postiça. Rush Finlay é filho da madrasta de Blaire com um famoso astro do rock. Ele tem 24 anos, é lindo, rico, charmoso e parece ter o mundo inteiro a seus pés. Extremamente sexy, orgulha-se de levar várias garotas para a cama e dispensá-las no dia seguinte. Blaire sabe que deve ficar longe dele, mas não consegue evitar a atração que sente, ainda mais quando ele começa a dar sinais de que sente a mesma coisa. Convivendo sob o mesmo teto, eles acabam se entregando a uma paixão proibida, sobre a qual não têm nenhum controle. Mas Rush guarda um segredo que Blaire não deve descobrir e que pode mudar para sempre as suas vidas.

~New adult~

New adult é uma categoria dentro da literatura que fica entre o young adult e o adulto, ficção com um apelo mais comercial. O YA reflete as preocupações dos jovens que estão na faixa dos 14 aos 20 anos. O adulto tem uma linguagem mais complexa e específica para esse público.

Para simplificar, o NA normalmente foca na vida universitária ou mesmo pós ensino médio.Há quem defende que sua faixa etária gira em torno dos 24 anos. É aquela época de transição em que o adolescente começa a obter responsabilidades de adulto. É quando entram questões como o primeiro emprego, casamento, futuro e até mesmo sexo. Eu acredito que o que mais chama a atenção para a categoria é o sexo ou tensão sexual. Está lá não como elemento principal da história, mas como complemento. Não acontece simplesmente por acontecer, como na literatura erótica. Tem de existir uma boa química entre os personagens e um fundamento para ele acontecer.

Deu para entender como essa explicação bastante resumida? Então, vamos ver o que Paixão sem limites nos apresenta.

~A história~

Abbi Gline nos apresenta Blaire Wynn, uma garota de 19 anos que após perder a mãe para o câncer se vê obrigada a ir morar com o pai e a nova família dele. Por conta das despesas médicas, o único bem que ficou com Blaire foi o carro. Ela não pretende viver para sempre com o pai, por quem não nutre boas lembranças. Ela quer passar uma temporada até arrumar um emprego que lhe dê dinheiro suficiente para viver por conta própria. Mas quando chega na casa dele, descobre que o pai está em viagem e que somente o enteado dele, Rush Finlay, está na casa dando uma festa.

Mas  Rush não a quer sob o mesmo teto que ele. Porém, quando ele descobre que a única opção de lar de Blaire naquele momento é morar na picape, ele oferece o quarto da empregada para ela dormir enquanto tenta resolver a vida dela. É um lugar estranho para colocar qualquer pessoa, mesmo porque tem de passar ainda pela despensa. Mas Rush tem um motivo para colocar Blaire ali e não em um quarto do andar superior da casa. Conseguem imaginar qual, certo?

~Narrativa, desenvolvimento e personagens~

Como é o primeiro new adult que eu li, eu posso dizer que eu gostei. Mas reconheço que há alguns furos na história, motivo para a minha avaliação não ser mais alta. Não posso entrar muito em detalhes porque eu teria de revelar partes do enredo. São acontecimentos que eu não vi muito sentido em terem acontecido, situações que parecem terem esquecido de outros momentos já apresentados no livro. Vale falar, também, que eu fiquei perdido com a família de Rush. Não sabia quem era filho do mesmo pai, por exemplo.

– Você abriu a minha porta sem bater. Fiquei com medo. 
– E a sua reação instantânea quando sente medo é apontar uma arma? Caramba, menina, de onde você é? A maioria das garotas que eu conheço daria um gritinho ou alguma coisa assim
Página 9.

A narrativa em primeira pessoa é importante para ficarmos mais próximos do que a personagem sente. Cuidar da mãe sozinha tão nova fez com que Blaire desenvolvesse seu instinto de proteção, dando a ela às vezes um ar de durona. Senti que a autora foi perdendo um pouco dessa característica da personagem durante o livro, o que foi uma pena porque teria sido uma ótima oportunidade de fazer a tensão sexual transbordar das páginas. 

Quanto ao Rush, ele é outro caso de personagem com potencial, mas não tão bem explorado. Ele é mostrado como um canalha no começo do livro, transa com outras garotas como se nunca mais na vida fosse ter uma relação sexual. Então, quando começa a se envolver com Blaire (ei, isso não é spoiler, obviamente isso uma hora ia acontecer), ele meio que vira um cachorrinho com o rabo entre as pernas. Abbi perdeu uma grande chance de explorar duplos sentidos com o personagem. Mas olha só:

- Você conseguiu o que queria vindo aqui, gata. Queria que eu te comesse. Conseguiu. Agora já deu para mim.
Página 22.

~Concluindo~

Se você assim como eu nunca leu um new adult, é capaz de gostar também. Conversando com a Ceile do Este já li, ela me disse que há uma diferença muito grande desse livro para os outros da categoria. Então, se você quiser conhecer essa não tão nova categoria, Paixão sem limites é um livro curtinho e muito bom para isso. No final, há um trecho de Tentação sem limites, o próximo livro. Minha breve passada de olho, porque eu preferi não ler tudo, revelou que algumas suspeitas que tive durante a leitura de Paixão se confirmarão em Tentação. Se não quiserem ficar ansiosos pelo próximo, não leiam o trecho.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us