sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Resenha | Como falar dragonês

Oi, galera! Hoje eu vou comentar sobre o terceiro livro da série Como treinar o seu dragão.

Como falar dragonês - Como treinar o seu dragão #3
Autor: Cressida Cowell.
Tradução:Heloisa Prieto.
Editora: Intrínseca.
Páginas: 240.
ISBN: 9788598078953.
Classificação: 4/5.
Capítulo do Livro
Skoob

Sinopse:

Soluço Spantosicus Strondus III foi o mais grandioso herói já visto em todo o território viking. Ele era bravo, impetuoso e muitíssimo inteligente. Mas até mesmo os grandes heróis podem ter dificuldades no começo. Principalmente se têm como companheiro um dragãozinho teimoso e mal-educado. Nessa nova aventura da série, o dragão Banguela foi capturado, um nanodragão está prestes a virar refeição e Dragões-tubarões estão à solta. Mais uma vez, os vikings precisam de um salvador... Soluço! Com aventura, ação, muito humor e ilustrações divertidíssimas, a receita do sucesso de Como treinar o seu dragão é seguida à risca no terceiro lançamento da série escrita e ilustrada pela inglesa Cressida Cowell, autora premiada de obras infantis e infantojuvenis. Crianças, jovens e adultos que já conhecem Soluço e o dragão Banguela, seja das páginas dos livros, seja das telas de cinema, não vão querer perder essa nova história.

Quem me acompanha há um certo tempo sabe que eu gosto bastante de livros infantojuvenis. São leituras leves e divertidas, ótimas para colocar entre histórias mais densas ou mesmo escapar da tão famigerada ressaca literária. Os livros da série Como treinar o seu dragão possuem tudo para agradar pessoas de qualquer idade.

No terceiro volume, acompanhamos os garotos vikings da ilha de Berk numa missão em busca de aprender a abordar uma nau inimiga, quando eles encontram um enorme navio romano. Soluço descobre que os romanos estão armando um plano terrível para colocar as Ladras do Pântano e os Hooligans uns contra os outros. Somente Soluço poderia dar um jeito de impedi-los.

O livro segue o mesmo esquema dos outros. Uma grande aventura que tem um risco para os vikings e Soluço tendo que se provar como merecedor de ser um herói diante do pai. Diferentemente de Como ser um pirata, que pode ser lido praticamente sem a necessidade de ler Como treinar o seu dragão, este livro pede a leitura de seu anterior porque um antagonista volta a aparecer. O título do livro remete a um livro escrito por Soluço sobre como se comunicar com dragões e tem uma grande importância no enredo.

Novos personagens aparecem. As Ladras do Pântano são uma tribo de guerreiras temíveis que vivem próximo à ilha de Berk. Possuem uma rixa antiga com os Hooligans por terem roubado o escudo de Barbadura, o Terrível, tataravó de Soluço.

O ponto alto do livro, porém, fica para quando temos a visão do Soluço adulto narrando o epílogo, como acontece nos outros livros. É lá que a gente vê a sabedoria que todas as aventuras que o menino viking acumulou durante tantos anos. Vale muito a leitura!
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us