Pessoal, começa amanhã e se encerra dia 12/10 a 5ª Bienal Capixaba do Livro no estacionamento do Shopping Norte Sul, em Jardim Camburi. E como não poderia deixar de ser, praticamente não vemos a divulgação disso nos nossos meios de comunicação. Como eu já fui em outras edições, muito antes de ter um blog, sei mais ou menos como é.
Diferentemente da grandiosa Bienal do Rio, a Bienal Capixaba não conta com stands de grandes editoras, sendo em sua maioria stands de livrarias. E, é claro, dificilmente um autor muito conhecido aparece por aqui. Este ano a Thalita Rebouças viria, mas sua presença foi cancelada para a infelicidade geral do pessoal. No entanto, para essa edição é praticamente certo que dois imortais da Academia Brasileira de Letras venham ao estado lançar seus livros, Ana Maria Machado e Carlos Nejar. Dizem que os escritores capixabas terão um espaço para divulgar suas obras.
A extimativa é de que haverá mais de 60 expositores com livros de diversos gêneros literários de mais de 200 editoras. E as livrarias prometem descontos de até 70% nos valores aplicados em lojas.
A bienal terá sua abertura oficial às 19:30 horas do dia 29/09, com a presença de autoridades e convidados e a promessa de um autor de renome nacional. Queria saber quem é para dizer a vocês.
Programação
30/09
10:00h - Sessão de autógrafos com Ziraldo que é, além de escritor, cartunista, caricaturista, jornalista, pintor, e teatrólogo.
03/10
14:00h - Mesa Redonda "Literatura e história do Espírito Santo: Um Diálogo Possível" com Luiz Guilherme Santos Neves (escritor) e Neida Lúcia Moraes (escritora).
04/10
10:00h - Mesa Redonda "A Crônica Como Um Diálogo Possível Entre a Literatura e o Jornalismo" com Jeanne Billich e Jace Theodoro
14:00h - Palestra "Violência na Sociedade, Escola Violenta. Como Prevenir?" com Ítalo Francisco Campos (psicólogo)
05/10
10:00h - Mesa Redonda "O Centenário de Newton Braga" com Sara Novaes e Evandro Moreira. Depoimento de Anna Graça Braga, irmão de Newton Braga.
14:00h - Mesa redonda "Usos da Linguagem Por Um Mundo Melhor" com Santinho Ferreira de Souza e Maria da Penha Pereira Lins (Ufes).
06/10
10:00h - Encontro com o escritor Carlos Nejar. Lançamento do livro "História da Literatura Brasileira".
14:00h - Palestra "Políticas Públicas Para o Livro e Leitura no Brasil" com Maria Antonieta Antunes Cunha, secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e da Leitura
07/10
10:00h - Encontro com a escritora Ana Maria Machado. Lançamento dos livros "Infâmia" e "Silenciosa Algazarra".
14:00h - Mesa redonda "A Literatura Feita Por Mulheres" com Bernadette Lyra(escritora) e Lídia S. Rangel (historiadora).
Mapa da bienal
![]() |
Como vocês podem ver no mapa, a bienal terá um espaço mínimo. |
Bem, gente. É isso. Não sei se esse post vai adiantar muita coisa, porque a bienal tá muito em cima da hora. Quem for, tire fotos, compre livros, valorize os autores capixabas, questione também. Porque questionar é o primeiro passo para fazer com que o leitor seja respeitado.
Meu primeiro questionamento é esse: se o objetivo da bienal é estimular o gosto pela leitura, principalmente em crianças, por que não houve uma divulgação em massa da bienal capixaba? Não há desculpas hoje em dia com tanto meio de comunicação, tantas redes sociais. Não entendo isso.
Se eu conseguir aparecer por lá, vou postar aqui para vocês, ok?